• 30 de julho de 2021

Terpenos podem ajudar no alívio da dor, segundo estudo

 Terpenos podem ajudar no alívio da dor, segundo estudo

Os pesquisadores descobriram que além do efeito comitiva, as substâncias também agiram de forma semelhante aos canabinoides quando foram administrados sozinhos.

Que a cannabis pode ajudar a aliviar a dor, não é nenhuma novidade. Canabinoides como o tetrahidrocanabinol (THC) já são uma alternativa para dores neuropáticas e nociceptivas, provocando um efeito analgésico sem grandes efeitos colaterais. 

Contudo, parece que não são só os canabinoides da planta que podem ajudar no combate da dor. Segundo um estudo da University of Arizona Health Sciences, há evidências que reforçam que os terpenos também podem possuir o efeito analgésico.

Encontrados nas mesmas glândulas que produzem canabinoides como THC e CBD, os terpenos são óleos aromáticos que dão cor às variedades da cannabis com sabores distintos como cítricos, bagas, hortelã e pinho.

Saiba mais sobre os terpenos 

Sobre o estudo

De acordo com o pesquisador John Streicher, Ph.D., membro do Centro Abrangente de Dor e Vício das Ciências da Saúde do Arizona, nos EUA, o uso da cannabis para a dor é cada vez mais buscado pelos estadunidenses.

Por isso, potencializar ainda mais estes efeitos é essencial. A aposta dos cientistas é no famoso Efeito Entourage, isto é, a combinação dos compostos químicos presentes na planta de uma forma que gere efeitos diferentes e maiores do que se é esperado. 

A ideia é que através da combinação dos terpenos com o canabinoide, os efeitos terapêuticos sejam ainda maiores e com menos efeitos colaterais psicoativos, caracterizado pelo THC.

Mais que o esperado

Na pesquisa, foram utilizados quatro tipos de terpenos extraídos da cannabis: o  alfa-humuleno, geraniol, linalol e beta-pineno, que foram combinados a um canabinoide sintético chamado WIN55212-2.

Os cientistas também perceberam que a combinação de substâncias moleculares ampliaram os efeitos analgésicos com menos efeitos colaterais. No entanto, a surpresa foi a de que, sozinho, os terpenos imitam os efeitos dos canabinoides, como a redução da dor.

 “Era nossa hipótese inicial, mas não esperávamos necessariamente que os terpenos, esses compostos simples encontrados em várias plantas, produzissem efeitos semelhantes aos dos canabinoides”, comentou o pesquisador ao Medical Xpress.

Como funciona

A cannabis atua no organismo através do Sistema Endocanabinoide, que ajuda a regular várias funções do corpo, como a fome, o sono e o humor. 

Os canabinoides da planta podem suprir a falta destas substâncias que também são produzidas pelo corpo. Eles interagem com os receptores do organismo, que ativam os neurônios que afetam o processo fisiológico.

Saiba mais sobre o Sistema Endocanabinoide

No estudo feito em laboratório, os pesquisadores descobriram que assim como o THC, os quatro grupos de terpenos também ativaram o CB1R, um dos principais receptores de canabinoides. 

 Através de uma pesquisa comportamental em camundongos, os quatro tipos de terpenos reduziram a dor. 

Agora, a pesquisa se concentra na junção dos terpenos a opioides para o tratamento da dor de alguns tipos de câncer. O objetivo é conseguir reduzir a dose de medicamentos mantendo o mesmo alívio nas dores. 

 

Avatar

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias