Uma vereadora ainda sugeriu que pacientes que utilizem a cannabis como tratamento fossem excluídos da regra, mas a proposta foi vetada pelo prefeito
Nesta quarta-feira (27), o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) sancionou uma lei que obriga candidatos aprovados para cargos públicos a apresentarem um exame toxicológico para comprovar que não usaram drogas ilícitas.
De autoria da vereadora Camila Araújo (União Brasil), a justificativa é que a dependência química pode comprometer o trabalho dos servidores.
A lei ainda estabelece a eliminação dos candidatos que testarem positivo ou se oporem a fazer o exame, além daqueles que tentarem fraudar a etapa.
Os candidatos que fazem uso de cannabis medicinal ou de morfina, por exemplo, precisarão mostrar o laudo médico para comprovar a necessidade do tratamento. Por outro lado, caberá a cada edital colocar essa regra ou não.
A vereadora Brisa Bracchi (PT) ainda apresentou uma emenda que garantia a vaga dos aprovados que faziam o tratamento à base de cannabis, que inclusive, foi aprovada pelos colegas da Câmara Municipal.
Contudo, a emenda foi vetada durante a sanção do prefeito.
“Prejudica centenas de pessoas que fazem uso de medicação à base da cannabis medicinal e do canabidiol. Fica aqui o questionamento: essas pessoas ficam impedidas de serem aprovadas em um concurso público municipal? Quer dizer então que a prefeitura não vai tratar com isonomia? Que gestão vai ser essa?”, questiona Brisa a um portal da região.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita.
Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto. Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Turma do STJ diz que salvo-conduto não depende de condições financeiras
5 vezes em que apenas a cannabis ajudou no alívio da dor
Sofia Gascón conta como ingeriu THC por engano no Oscar
Padilha: Qual a posição do novo ministro sobre cannabis?
Ministro busca diálogo para destravar projeto de cannabis
Ministro rejeita recursos sobre a descriminalização da maconha
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso