Em paralelo, o estado do Pernambuco também estuda a aprovação de uma nova lei sobre a distribuição de cannabis pelo sistema público
Neste sábado (30), o Diário Oficial de Recife, no Pernambuco, publicou a nova lei para a distribuição de produtos à base de cannabis pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores em outubro e sancionada pelo prefeito João Campos no final de semana. Entre os tratamentos indicados estão a esclerose múltipla, o Alzheimer e a epilepsia refratária.
“Agora a cidade tem um ponto de partida importante sobre o tratamento de pacientes à base de canabidiol”, disse a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque a um jornal local.
Contudo, a lei não é imediata, será necessário uma regulamentação dos medicamentos fornecidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Em paralelo, os deputados estaduais de Pernambuco aprovaram um projeto de lei parecido. O texto é um conjunto de duas propostas distintas, uma do deputado João Paulo (PT) e a outra do deputado Luciano Duque (Solidariedade).
Também aprovada por unanimidade pela Câmara dos Deputados no começo de novembro, ainda aguarda a sanção da governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB).
Em 2022, o até então governador do Pernambuco na época, Paulo Câmara (PSB) sancionou outro projeto de lei sobre cannabis. Também de autoria do deputado João Paulo, a nova lei permitiu o cultivo e a produção de produtos de cannabis por associações.
A nova legislação ainda autorizou o cultivo e o processamento da cannabis medicinal por associações de pacientes previamente autorizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela legislação federal.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
França estende experimento sobre o uso da cannabis
A relação dos probióticos e a cannabis
Novas políticas do Meta não se estendem à cannabis
Mais acesso à cannabis reduz uso de ansiolíticos, diz estudo
Vereador propõe Frente Parlamentar de cannabis em Florianópolis
Janeiro Roxo: A cannabis pode ajudar na Hanseníase?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso