Cerveja com temática canábica é vetada da Oktoberfest em Blumenau

Cerveja com temática canábica é vetada da Oktoberfest em Blumenau

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Prefeito da cidade catarinense ficou indignado com o que chamou de “chopp de maconha” e determinou que o produto não fosse comercializado

Cerveja com temática de maconha foi vetada pelo prefeito de Blumenau. Foto: Divulgação

Por mais que avance a discussão sobre a comercialização legal de produtos à base de cannabis, alguns setores da sociedade ainda tratam o tema como tabu.

Na última terça-feira (4), a Cervejaria Balbúrdia, de Blumenau/SC, teve seu principal atrativo para a Oktoberfest vetado da festa tradicional pelo prefeito da cidade, Mário Hildebrandt, do Podemos.

O chefe do executivo do município manifestou enfaticamente nas redes sociais sua insatisfação com o atributo da cerveja: “Foi com bastante indignação que recebi a notícia de que um chope com aroma de maconha seria vendido na Oktoberfest Blumenau. NÃO SERÁ! Já DETERMINEI para a equipe da festa, bem como solicitei que a cervejaria responsável fosse notificada, para que não oferte o produto dentro dos Pavilhões da Oktoberfest”. 

Cerveja de cannabis sem cannabis?

Apesar do rótulo alusivo à folha de cânhamo e a promessa de aroma idêntico ao da cannabis, a cerveja Hemp não tem nenhum ingrediente oriundo da planta. Segundo o cervejeiro responsável, Daniel Ropellato da Balbúrdia Cervejaria, é feito um “blend de terpenos extraídos de outros botânicos que, quando misturados, resultam no aroma idêntico ao da cannabis”.

Para ele, a decisão de vetar o produto foi uma punição. “A Oktoberfest é uma grande oportunidade para pequenas cervejarias pois permite ao consumidor provar muitas cervejas. Uma decisão desta natureza demonstra o desconhecimento do assunto por parte das autoridades”.

Quando perguntado se a cervejaria recorreria à decisão, Daniel respondeu à Cannalize: “Avaliamos que uma proteção jurídica para a permissão da venda seria plenamente favorável no judiciário. Porém, vamos respeitar a decisão da organização em razão do apelo comunitário do prefeito. Acredito que essa é uma oportunidade para colocarmos luz sobre o assunto e que as pessoas tenham um pouco mais de conhecimento sobre as cervejas canábicas.”

A cerveja Hemp está sendo vendida nos bares da Balbúrdia em Blumenau e Itajaí e também está disponível para outros bares que trabalham com chope para revenda. Em breve serão lançadas em latas.

Consulte um médico 

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico, que poderá te orientar de forma específica e inclusive, indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.

 

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas