Ontem (29 de outubro), a Câmara Municipal de Goiânia aprovou o Projeto de Lei 4142019, sobre a regulamentação da distribuição de remédios à base da planta nas unidades públicas de saúde.
O texto garante a distribuição gratuita de medicamentos tanto à base de canabidiol (CBD), quanto tetra-tetraidrocanabinol (THC), previamente aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para receber o medicamento, o paciente vai precisa ter uma prescrição médica, além de explicar o porquê apenas a cannabis é viável para o tratamento, indicando outros tratamentos que não foram tão eficazes assim.
O vereador Lucas Kitão (PSL) acrescentou que o fitofármaco foi aprovado pelo Conselho Federal de Medicina para tratar epilepsia. E garante que os remédios não causam qualquer reação alucinógena.
No entanto, a proposta, que já vinha desenrolando desde o ano passado (2019), pretende melhorar a qualidade de vida de pacientes com várias condições diferentes, não apenas epilépticos.
O novo projeto de lei inclui ainda, a educação do público sobre as propriedades terapêuticas da cannabis medicinal.
O governo municipal irá firmar parcerias com organizações sem fins lucrativos, que já ajudam pacientes a conseguir o óleo.
Estes órgãos irão promover fóruns, seminários e campanhas para educar o público e os profissionais da saúde sobre as propriedades da cannabis medicinal.
Em vídeo, Lucas Kitão acrescentou que o projeto visa disponibilizar o remédio para pessoas de baixa renda. “A nossa proposta é justamente oferecer para as famílias mais humildes esse tratamento que hoje só chega para quem tem um alto padrão aquisitivo.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Kamala Harris lança plano nacional de legalização da maconha
STF pode decidir sobre a cannabis em farmácias de manipulação
Cidade catarinense aprova cannabis no SUS
Ministro propõe ‘mais rigor’ ao autorizar cultivo de cannabis
Califórnia aprova ‘proibição de emergência’ do THC
Anvisa atualiza formulário de importação de cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso