×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Colunas

Angústia do fim do ano e a cannabis



30/11/2024


Angústia do fim do ano e a cannabis

Angústia do fim do ano e a cannabis

Sabe aquela sensação de cansaço, desespero e ansiedade que é muito frequente no fim do ano, especialmente entre novembro e dezembro? Acredite, esse fenômeno não acontece só com você e tem até um nome: “dezembrite” ou “angústia do fim do ano”.

Apesar de ser um conceito não abordado na psicologia, na psiquiatria ou na psicanálise, trata-se de sentimentos e sintomas reais associados a essa fase do do ano, que ocorrem, principalmente, devido à pressão emocional, mental e física comum nesse período, com compromissos excessivos, cobranças pessoais e reflexões sobre metas.

O final do ano gera muitos desafios tanto profissionais quanto pessoais. É um momento que conta com um aumento expressivo de demandas no trabalho, com muitas confraternizações… Tudo isso gera uma desordem intensa na agenda e rotina e exige um pico de produtividade.

E as consequências? Sobrecarga emocional e física, com aumento da sensação de cansaço e fadiga, desenvolvimento ou piora de sintomas como estresse e ansiedade, irritabilidade, insônia e até depressão.

Em indivíduos que já são portadores de algum transtorno de saúde mental, isso pode ser exacerbado, gerando um descontrole intenso nos sintomas – com crises de pânico e ansiedade.

Esses estressores acabam causando uma desregulação no nosso Sistema Endocanabinoide, o que traz um desbalanço no nosso equilíbrio físico, cognitivo e emocional.

O CBD(canabidiol), com seu efeito ansiolítico e relaxante, podem auxiliar no controle emocional, promovendo uma melhora no estresse e na ansiedade, propiciando um estado de calma e relaxamento, com mais foco, energia e disposição, além de melhorar também a qualidade do sono.

Já o THC(tetrahidrocanabinol), em doses controladas, pode contribuir muito no manejo das dores e desconfortos no geral e na promoção do bem-estar.

Os fitocanabinoides vão auxiliar o corpo a retornar para um estado de equilíbrio, balanceando a produção e liberação dos neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar e possibilitando que os sistemas orgânicos trabalhem de forma mais organizada, com menos estresse e inflamação.

Apesar de o fim do ano ser uma época, no geral, feliz, não é fácil lidar com toda essa pressão e o turbilhão de sentimentos que ela desperta e que podem, inclusive, desencadear gatilhos e traumas em muitas pessoas. 

Mas a cannabis pode ser a solução para vivenciar esse período de forma mais tranquila e equilibrada, trazendo o bom-humor e a leveza que essa época precisa.

Jessica Durand

Médica graduada pela Universidade Cidade de São Paulo, pós-graduada em Medicina Esportiva pelo Instituto Vita e em Cannabis Medicinal pela Unyleya. Possui certificação internacional em terapias à base de cannabis pela Green Flower. Atleta amadora, enxerga na prática clínica o potencial da cannabis medicinal na qualidade de vida e bem-estar dos pacientes, com foco especial em praticantes de atividades físicas e atletas amadores, semiprofissionais ou profissionais. Compõe o núcleo de medicina esportiva da Gravital, atuou como consultora de assuntos médicos do Atleta Cannabis.