Mesmo com uma lei sancionada em 2022, a distribuição de cannabis no SUS ainda não está regulamentada
Defensoria do Alagoas aciona justiça garantir a cannabis no SUS
Na última semana, a Defensoria Pública de Alagoas entrou com uma ação contra o estado pedindo a regulação imediata de uma lei de cannabis. O governo sancionou a legislação em 2022, mas ainda aguarda para colocá-la em prática.
De autoria do deputado Lobão (MDB), a lei permitiu a distribuição de produtos à base de cannabis pelo sistema único de saúde do SUS. Além do fomento para pesquisas científicas. Contudo, o Poder Exeutivo não regulamentou até hoje.
Os defensores públicos Ricardo Melro, Daniel Alcoforado, Lucas Valença e Marcelo Arantes, todos integrantes do Núcleo de Proteção Coletiva da DPE/AL, assinaram e estabeleceram um prazo máximo de 30 dias para a regulamentação.
Agora na justiça, o processo busca assegurar que o tratamento com cannabis seja de fato oferecido para crianças e adolescentes com condições graves, evitando ainda, o aumento de judicialização.
Além de adotar o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) necessário à efetiva implementação da política pública no prazo de 60 dias.
Consulte um médico
É possível comprar cannabis no Brasil, mas apenas para fins medicinais e com receita. Você pode adquirir através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
10 anos do projeto de lei 399/15 sobre cannabis: O que mudou?
Assembleia derruba veto e garante canabidiol em Roraima
Parceria cria nota técnica para o cultivo de cannabis
Quase 3 milhões de brasileiros usam maconha no Brasil
Estudo aponta falhas na rotulagem de produtos de CBD
Médicos e dentistas criticam a ‘venda de prescrição’ de cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso