Com quase 23 mil seguidores, a Accura recuperou o perfil depois de quase seis meses. A decisão pode influenciar outros processos
Justiça obriga Meta a devolver perfil da Associação Accura
No mês passado a Accura (Apoio e Pesquisa Cannabis Cura) conseguiu reaver a sua conta do Instagram após uma longa ação contra a Meta. O perfil da associação ficou suspenso por quase seis meses depois de “violar as políticas de uso” da plataforma.
O perfil, que conta com mais de 22 mil seguidores, só voltou ao ar após o Poder Judiciário determinar que a instituição não vendida maconha ou produtos direcionados ao uso adulto.
De acordo com a presidente da entidade, Paula Zomignani, a instituição precisou provar que a associação tinha o foco puramente medicinal e educativo.
“A gente já vinha sofrendo alguns banimentos sobre postagens como consumo consciente e educação. A gente tinha que ficar apagando conteúdo, mas sem mais nem menos a conta caiu”, relata.
O juiz do caso ainda ressaltou que a política de uso da próprio Instagram não proíbe discursos sobre cannabis, desde que sejam direcionados para maiores de 18 anos.
“Venho na luta contra a cesura praticada pelas redes sociais com a cannabis faz um bom tempo. Apesar da Meta modificar as suas diretrizes sobre a política de drogas em 27 de fevereiro e ampliando os conteúdos que podem ser realizados em suas redes sociais falando sobre a planta, na prática os perfis continuam sendo censurados e banidos da noite para o dia.” Ressaltou o advogado do caso, Clayton Medeiros.
Durante o processo, a Accura também disse ter sofrido grandes prejuízos com a conta suspensa. Por isso, pediu uma indenização de R$8 mil por danos morais para cada autor da ação e mais R$ 1 mil por danos materiais.
Contudo, o pedido de indenização foi negado. A entidade pretende recorrer.
“Esse processo teve várias idas e vindas. A gente juntou toda a documentação que comprovava que a gente teve perdas materiais, de investimentos que a gente tinha feito em marketing, de coisas que a gente já tinha feito no Instagram. Mas não tivemos nenhum retorno por danos morais.” Ressaltou Zomignani.
A Accura não é a única que teve a sua conta derrubada pelo Instagram. Várias associações e empresas que abordam o tema já tiveram a conta derrubada pela Meta, inclusive a própria Cannalize em 2023.
Grandes empresas de cannabis, como a Cannect, também passaram pelo mesmo problema e tiveram que optar por contas reservas.
A presidente da associação também acrescenta que essa ação só foi possível graças a segurança financeira criada durante os longos sete anos de história. E que entidades menores, podem não ter a sorte.
De acordo com o advogado da Cannect, Fellipe Andrade, embora a decisão ainda não gere jurisprudência, ela pode abrir precedentes para outros juízes em processos semelhantes.
“Esse é mais um precedente favorável na luta pela liberdade de uma planta, seus usuários e cientistas. A Accura faz um trabalho muito importante, que inclusive foi reconhecido pelo juiz nos autos do processo. O Magistrado fala que o conteúdo realizado pela Accura, assim como outros perfis, não fere as diretrizes da comunidade da Meta.” Disse o advogado do caso Clayton Medeiros.
Leia também: Mês do autismo: 5 questões que você precisa saber
É possível comprar cannabis no Brasil, mas apenas para fins medicinais e com receita. Você pode adquirir através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Por isso, caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Audiência pública na Alerj cobra cumprimento de lei
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso