Nos últimos dias, a Cannect, uma importadora de medicamentos à base de cannabis, soltou alguns cartazes de “Procura-se Alface” pelas ruas da capital paulista. Poucos dias depois, algumas “alfaces ambulantes” começaram a circular pela cidade.
Elas carregam um QRCode acima da cabeça, que após escaneados, levam o público a entender do que se trata.
As “Alfaces humanas”, também carregam cartazes que explicam a ação.
A campanha é uma conscientização do uso da cannabis para fins medicinais, baseado em evidências e estudos científicos. De acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso do extrato da planta como tratamento tem crescido consideravelmente desde que a importação foi aprovada em 2015.
Contudo, a quantidade de brasileiros que conhecem as propriedades medicinais da cannabis ainda é baixa.
De acordo com a Lei antidrogas 11.343 de 2006, o uso de roupas de maconha pode ser considerado apologia, pois segundo o artigo 33, pode “induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga”.
Por isso, a alternativa para estimular o debate foi uma alface. Ela é uma folha, é verde e bastante comum na mesa dos brasileiros, por isso, todos a reconhecem.
Segundo o CEO da Cannect, Allan Paiotti, a campanha é uma alternativa de divulgar os benefícios da cannabis medicinal de forma lúdica.
“A falta de conhecimento sobre os benefícios da medicina canabinoide, comprovados em estudos científicos feitos no Brasil e no Mundo, deixa milhares de brasileiros distante de tratamentos que podem trazer mais saúde e bem-estar para suas vidas.”, ressaltou
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
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