• 24 de junho de 2022

Você está valorizando cada gota do seu medicamento? 

 Você está valorizando cada gota do seu medicamento? 

Foto by Marcella Tardeli. Modelo: Aline da Silva

Uma das formas mais usuais de tratamento com Cannabis Medicinal é por meio das apresentações em tintura ou óleo

As tinturas possuem o álcool como base diluente, enquanto os óleos utilizam bases vegetais oleosas, como óleo de coco, por exemplo. Em ambas as apresentações, a via de administração é a mesma: via sublingual. 

 Diferentemente da ingestão por via oral, que se daria neste caso pingando o medicamento sobre a língua e engolindo rapidamente, a via sublingual, ou seja, pingar o medicamento embaixo da língua, não é escolhida aleatoriamente na definição da via de administração de um produto medicamentoso

Foto: Marcella Tardeli/Modelo: Aline da Silva

Efeito terapêutico de 10 a 15 minutos

Opta-se por esta via porque a mucosa oral é composta por um tecido epitelial muito fino, mas rico em vasos sanguíneos. Isso permite que o medicamento seja absorvido e chegue à corrente sanguínea muito mais rápido.  

Quando usamos a via sublingual, o produto atinge a corrente sanguínea em um minuto e, entre 10 a 15 minutos já está alcançando seu efeito terapêutico no organismo – duas vezes mais rápido do que os medicamentos comuns ingeridos por via oral.  

 Não só pelo benefício do tempo, esta via também é escolhida pela biodisponibilidade deste produto para ser absorvido desta forma, sem precisar passar pelo sistema gastrointestinal e pelo processo de metabolização prévia. 

Assim, quando seguimos corretamente o modo de usar, aproveitamos o medicamento ao máximo! 

 Atente-se para estas dicas:  

  1. Quando a dose a ser administrada for em gotas, para realizar uma administração segura do produto, faça em frente ao espelho. Isso ajudará você a contar as gotas e evitar sub ou superdosagem!  
  2. Caso sua dosagem esteja em mililitros (ml) e o conta-gotas do seu produto for graduado, fica mais fácil identificar a dose correta e depois depositar o volume embaixo da língua, dispensando a ajuda do espelho. 
  3. Depois disso, acomode a língua na boca por um minuto. Evite engolir nesse período. Se o sabor do óleo ou da tintura não te incomodar, você pode espalhar o produto pela mucosa oral “passeando” com a língua pela boca para otimizar a absorção. Depois de dois ou três minutos você já pode engolir a saliva e os resíduos do produto que permaneceram na boca. 
  4. O ideal é que você aguarde cerca de 15 minutos para consumir algum alimento ou líquido.

 Fique ligado!

Agora que você aprendeu sobre a administração por via sublingual, seguindo estas recomendações você aumenta a biodisponibilidade do produto, contribuindo para a melhor absorção e valorizando cada gota do seu medicamento!”

Marcella Tardeli

Enfermeira e Mestre pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Enfermagem em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente. Pós-Graduação em Cuidados Paliativos e Psico-sócio-oncologia pelo Instituto Pallium Latinoamerica - Universidad del Salvador (Argentina). Aromaterapeuta pelo Instituto Harmonie. Founder da Ophicina de Cuidados Paliativos. Uma das organizadoras do livro "Cuidados Paliativos: diretrizes para melhores práticas." Gerente de Cuidado Coordenado na Cannect.

Mais Notícias