Pesquisa aponta que o uso de cannabis é maior entre homens, jovens adultos e moradores de grandes centros urbanos
Um de cada cinco brasileiros maiores de idade admite que já fumou maconha em algum momento na vida, enquanto apenas 5% afirma que fuma a planta atualmente, segundo uma pesquisa recente do Datafolha.
Os adultos jovens e habitantes de regiões metropolitanas estão entre os que relatam já ter feito uso fumado de cannabis em maior proporção.
A pesquisa questionou a opinião de 1.949 entrevistados sobre o uso de maconha hoje e no passado, a descriminalização de pequenas quantidades da planta e o uso medicinal, nos dia 12 e 13 de setembro, em 139 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Segundo o Datafolha, os homens e a população mais jovem são aqueles que afirmam já ter fumado cannabis em maior proporção. Entre os homens, 30% responderam que já usaram a substância. Já entre as mulheres, apenas 14% disseram o mesmo.
Os entrevistados com entre 18 e 34 anos são a faixa etária que mais relatou já ter fumado maconha. Trinta por cento entre aqueles com até 24 anos e 33% entre aqueles com 25 a 34 anos disseram que já fizeram uso fumado da planta.
Em contrapartida, apenas 9% dos respondentes com 60 anos ou mais admitiu já ter fumado cannabis.
A pesquisa também viu mais moradores das regiões Sul e Sudeste afirmando que já fumaram maconha. Em 25% das entrevistas no Sudeste e 26% nos estados do Sul, a resposta foi afirmativa.
Nas regiões Centro-Oeste e Norte, 19% dos entrevistados disseram já ter fumado cannabis alguma vez na vida. Nos estados do Nordeste, apenas 16% das respostas foram afirmativas.
A pesquisa do Datafolha revela ainda uma maior proporção de respostas afirmativas nos grandes centros urbanos do país, onde 27% dos entrevistados relataram que já fumaram maconha. No interior, 18% responderam o mesmo.
Os entrevistados também foram questionados sobre a legalização do uso adulto da cannabis e 72% responderam ser contra a mudança de política. As respostas favoráveis chegaram a 23%.
A maioria (61%) dos respondentes também disse ser contra a descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal, com apenas 36% sendo favoráveis.
Em relação à legalização da cannabis para uso medicinal, a pesquisa mostra que três quartos (76%) dos entrevistados são a favor e apenas 22% contra.
Nos EUA, onde a maconha para uso medicinal já é legal em 38 estados, bem como no território de Porto Rico, e 23 estados, mais o Distrito de Colúmbia e os territórios de Guam, Ilhas Marianas do Norte e Ilhas Virgens, já legalizaram o uso adulto da planta, a opinião pública sobre o tema é bem diferente do que o Datafolha viu em sua pesquisa.
Uma pesquisa divulgada pela Gallup no mês passado revela que os estadunidenses consideram a maconha menos prejudicial do que o álcool, tabaco e outros produtos à base de nicotina.
Os dados revelam que 40% dos participantes da pesquisa responderam que a maconha é “não muito ou nada prejudicial”, enquanto 4% disseram o mesmo do cigarro e 16% do álcool.
A empresa também viu apenas 23% dos entrevistados marcando a opção “muito prejudicial” para a maconha, o que se compara com 76% para o cigarro e 30% para as bebidas alcoólicas.
Uma pesquisa Gallup separada descobriu ainda que metade dos adultos estadunidenses (50%) afirma já ter experimentado maconha em algum momento, e que cerca de um em cada seis estadunidenses (17%) diz que “fuma maconha” atualmente.
Dito isso, uma outra pesquisa da empresa divulgada em novembro do ano passado revelou que 68% dos estadunidenses apoiam a legalização total da maconha.
As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.
Smoke Buddies
Desde 2011, a Smoke Buddies se dedica a produzir e compartilhar notícias relevantes sobre a maconha e a política de drogas, no Brasil e no mundo, e informar pessoas interessadas no tema.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Em áudios, Nixon diz que a maconha não era perigosa
Evitar a dor é evitar a vida
Mais dinheiro vendendo cerveja do que cannabis
‘A informação é a chave’, diz Sol Feliciano sobre a cannabis
Setembro amarelo: o potencial da cannabis para saúde mental
Festival de cinema vai exibir documentário sobre cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso