Um em cada cinco brasileiros diz já ter fumado maconha, segundo Datafolha

Um em cada cinco brasileiros diz já ter fumado maconha, segundo Datafolha

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Pesquisa aponta que o uso de cannabis é maior entre homens, jovens adultos e moradores de grandes centros urbanos

Um de cada cinco brasileiros maiores de idade admite que já fumou maconha em algum momento na vida, enquanto apenas 5% afirma que fuma a planta atualmente, segundo uma pesquisa recente do Datafolha.

Os adultos jovens e habitantes de regiões metropolitanas estão entre os que relatam já ter feito uso fumado de cannabis em maior proporção.

A pesquisa questionou a opinião de 1.949 entrevistados sobre o uso de maconha hoje e no passado, a descriminalização de pequenas quantidades da planta e o uso medicinal, nos dia 12 e 13 de setembro, em 139 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Perfil dos consumidores

Segundo o Datafolha, os homens e a população mais jovem são aqueles que afirmam já ter fumado cannabis em maior proporção. Entre os homens, 30% responderam que já usaram a substância. Já entre as mulheres, apenas 14% disseram o mesmo.

Os entrevistados com entre 18 e 34 anos são a faixa etária que mais relatou já ter fumado maconha. Trinta por cento entre aqueles com até 24 anos e 33% entre aqueles com 25 a 34 anos disseram que já fizeram uso fumado da planta.

Em contrapartida, apenas 9% dos respondentes com 60 anos ou mais admitiu já ter fumado cannabis.

A pesquisa também viu mais moradores das regiões Sul e Sudeste afirmando que já fumaram maconha. Em 25% das entrevistas no Sudeste e 26% nos estados do Sul, a resposta foi afirmativa.

Nas regiões Centro-Oeste e Norte, 19% dos entrevistados disseram já ter fumado cannabis alguma vez na vida. Nos estados do Nordeste, apenas 16% das respostas foram afirmativas.

Diferentes regiões, diferentes respostas

A pesquisa do Datafolha revela ainda uma maior proporção de respostas afirmativas nos grandes centros urbanos do país, onde 27% dos entrevistados relataram que já fumaram maconha. No interior, 18% responderam o mesmo.

Os entrevistados também foram questionados sobre a legalização do uso adulto da cannabis e 72% responderam ser contra a mudança de política. As respostas favoráveis chegaram a 23%.

A maioria (61%) dos respondentes também disse ser contra a descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal, com apenas 36% sendo favoráveis.

Em relação à legalização da cannabis para uso medicinal, a pesquisa mostra que três quartos (76%) dos entrevistados são a favor e apenas 22% contra.

Opinião pública evolui nos Estados Unidos

Nos EUA, onde a maconha para uso medicinal já é legal em 38 estados, bem como no território de Porto Rico, e 23 estados, mais o Distrito de Colúmbia e os territórios de Guam, Ilhas Marianas do Norte e Ilhas Virgens, já legalizaram o uso adulto da planta, a opinião pública sobre o tema é bem diferente do que o Datafolha viu em sua pesquisa.

Uma pesquisa divulgada pela Gallup no mês passado revela que os estadunidenses consideram a maconha menos prejudicial do que o álcool, tabaco e outros produtos à base de nicotina.

Os dados revelam que 40% dos participantes da pesquisa responderam que a maconha é “não muito ou nada prejudicial”, enquanto 4% disseram o mesmo do cigarro e 16% do álcool.

A empresa também viu apenas 23% dos entrevistados marcando a opção “muito prejudicial” para a maconha, o que se compara com 76% para o cigarro e 30% para as bebidas alcoólicas.

Uma pesquisa Gallup separada descobriu ainda que metade dos adultos estadunidenses (50%) afirma já ter experimentado maconha em algum momento, e que cerca de um em cada seis estadunidenses (17%) diz que “fuma maconha” atualmente.

Dito isso, uma outra pesquisa da empresa divulgada em novembro do ano passado revelou que 68% dos estadunidenses apoiam a legalização total da maconha.

Sobre as nossas colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas