Estamos em Setembro de 2022 e nunca se falou tanto sobre maconha.
O Brasil parece até um outro país. Pacientes importam flores a preços acessíveis, empreendimentos surgem, clínicas especializadas em cannabis brotam nas esquinas e artistas abertamente envolvidos com o tema, agora investem em negócios e fomentam um mercado com potencial jamais visto na história da humanidade.
Mas para muitos, ainda vale o Brasil do passado.
Ainda vivemos em um país proibicionista, que se orgulha de, ano após ano, destruir toneladas e mais toneladas de maconha em uma guerra condenada.
Jardineiros ainda são presos, pacientes ainda são criminalizados, médicos são perseguidos e o Estado faz o possível para dificultar o acesso daqueles que não tem condição financeira para bancar um tratamento com dignidade.
Defender a existência da cannabis em solo brasileiro ainda é algo completamente impensável para uma vasta parcela da nossa sociedade.
Quando aceito por pessoas um pouco mais conservadoras, o seu uso se limita ao CBD, ignorando o efeito comitiva, que faz desta planta uma das mais potentes armas contra centenas de patologias.
Em época de eleição, nós pacientes de cannabis devemos prestar atenção nas vozes que se levantam em meio aos inúmeros candidatos, para falar a favor deste santo remédio.
Nosso papel como parentes, pacientes, jardineiros, médicos, associados e ativistas, além de exercido através da desobediência civil e da luta por direitos, se estende às urnas, onde teremos a oportunidade de selecionar aqueles que estão do lado verde da força. O nosso lado.
Que em 2022 comece uma nova etapa da política brasileira, onde se discuta a guerra às drogas, o acesso à saúde, a qualidade de vida e o verdadeiro papel do Estado na vida dos cidadãos brasileiros.
Que esse movimento ganhe força agora, para que um dia os proibicionistas olhem para o Brasil do passado pensando em como fazer o seu pedido de desculpas.
As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.
Igor Seco
Podcaster, produtor e paciente. Conseguiu acesso ao universo canábico junto da associação Santa Cannabis, onde se tornou paciente para dor crônica. Hoje atua como comunicador e porta voz, entretendo e informando as pessoas através de seus programas de podcast na Radio Hemp.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Uso da Cannabis de uma forma segura e responsável
E a decisão do STF sobre a manipulação de cannabis?
Diferença entre produtos e medicamentos de cannabis
Remédios de alto custo estão mais difíceis, mas e a cannabis?
Usei cannabis e não funcionou. E agora?
Desmistificando a Cannabis: A Verdade por Trás dos Mitos
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso