A nova lei já foi regulamentada e contempla pacientes com diversos tipos de condições médicas, que poderão comprar e transitar pelo país com a cannabis
Foto: Reprodução
Em agosto de 2024, o programa de cannabis medicinal da Ucrânia foi lançado oficialmente.
O Parlamento do país aprovou pela primeira vez a reforma da cannabis medicinal em dezembro de 2023, com o presidente Volodymyr Zelensky assinando a medida em 15 de fevereiro de 2024.
Resina de cannabis, extratos e tinturas são excluídos da lista de “substâncias perigosas” na Ucrânia sob a nova política.
A produção de cannabis medicinal, o desenvolvimento de terapias e a distribuição de produtos derivados da planta, devem ser rigidamente regulamentados na nação europeia.
“Para implementar a Lei, a equipe do Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Política Agrária, o Serviço Médico do Estado, o Ministério de Assuntos Internos, a Polícia Nacional e outras autoridades executivas, desenvolveram estatutos que regulam todos os processos em detalhes e permitirão que o paciente receba medicamentos de cannabis medicinal.”
Disse o Ministério da Saúde da Ucrânia em um comunicado à imprensa anunciando a implementação da legalização da cannabis medicinal.
A pasta também declarou que, para garantir o cultivo de cannabis medicinal na Ucrânia, foram desenvolvidas condições de licenciamento, que em breve serão consideradas pelo Gabinete de Ministros.
“Além disso, toda a cadeia de circulação de cannabis medicinal, desde a importação ou cultivo até a distribuição a um paciente em uma farmácia, estará sujeita ao controle de licença.” Complementou.
Conforme relatado originalmente pelo Marijuana Moment , autoridades ucranianas aprovaram recentemente a lista de condições de qualificação para pacientes em sofrimento.
“Na sexta-feira, o Ministério da Saúde da Ucrânia revelou uma lista de cerca de 20 condições qualificadas para as quais a cannabis medicinal pode ser prescrita aos pacientes, ao mesmo tempo em que observou que condições adicionais podem ser adicionadas no futuro se forem consideradas clinicamente apropriadas.” O Marijuana Moment relatou.
Ainda acrescentou que as condições incluem esclerose múltipla, neuropatia, herpes zoster, paralisia cerebral, lesões na medula espinhal, complicações de quimioterapia, Parkinson, epilepsia infantil e perda de peso associada a transtornos alimentares.
O ministério também observou que um comitê médico consultivo poderia aprovar condições adicionais no futuro.
As instalações de cultivo de cannabis medicinal ucraniana devem ser operadas em “condições de solo fechado” com “vigilância por vídeo 24 horas”. Além disso, a polícia nacional deve ter “acesso livre” a todas as instalações, de acordo com os novos regulamentos.
Para o cultivo, há um procedimento para compra de sementes: elas devem ter um certificado de qualidade e ser registradas no Registro Estadual de variedades de plantas adequadas para distribuição na Ucrânia.
“Medicamentos de cannabis medicinal serão feitos em um ambiente de farmácia e prescritos por prescrição para pacientes para os quais os medicamentos convencionais não têm efeito terapêutico ou causam reações adversas mal toleradas.” de acordo com o Ministério da Saúde.
Será possível comprar os medicamentos na Ucrânia apenas com uma prescrição eletrônica, que indicará a forma de dosagem e os nomes das substâncias ativas incluídas em sua composição.
Espera-se que os medicamentos de cannabis medicinal estejam disponíveis para os pacientes na forma de gotas orais, cápsulas duras e pastas dentais.”
A lei ainda permite que pessoas que entram ou saem da Ucrânia ou transitam por seu território, carreguem medicamentos à base de cannabis medicinal para uso próprio em uma quantidade que não exceda a quantidade prescrita por uma prescrição médica.
Texto traduzido do portal Cannabis&Today
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita.
Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Redação
A redação Cannalize é formada por jornalistas e tradutores capacitados a fazer a melhor curadoria de informação para alimentar o maior portal de Cannabis Medicinal do Brasil.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Importadoras se juntam para defender a sua parte do mercado
Remédios mais caros: Produtos de cannabis também aumentam?
Turma do STJ diz que salvo-conduto não depende de condições financeiras
Anvisa abre consulta pública sobre a regulamentação da cannabis
Abrario: União não pode mais restringir o cultivo da associação
Operação da PF deixa 900 pacientes sem cannabis medicinal
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso