A decisão valerá para todos os processos em andamento que pedem o direito de manusear o insumo. Contudo, a Anvisa já sinalizou que pode aprovar a manipulação
Desde que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a RDC 327, que permitiu a venda de produtos de cannabis nas farmácias, ela proibiu a manipulação do insumo. Contudo, uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) pode mudar a situação.
No caso analisado, o Tribunal de Justiça de São Paulo já havia confirmado uma ordem que impedia a capital de punir farmácias de manipulação por vender produtos de cannabis. Contudo, a cidade recorreu ao STF e alegou que a substância é psicotrópica e sujeita a controle especial.
No mês passado, o STF votou pela repercussão geral, ou seja, para que a decisão seja válida para todas as outras ações sobre o assunto. Agora, o processo será votado em breve, cabe ao presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, agendar a data.
Embora o caso seja analisado na justiça, a Anvisa já havia sinalizado que estuda permitir a manipulação de CBD (canabidiol).
Durante o Cannabis Connection, a Especialista em Regulação da àrea de Gerenciamentos de Medicamentos Específicos da Anvisa, Daniela Arquete, comentou sobre as mudanças que poderão ser feitas na atualização da resolução vigente.
Além da possível liberação para a prescrição por profissionais dentistas, a inclusão de outras vias de administração e até mudanças na receita, a representante da agência também sinalizou que uma das mudanças que podem vir a ocorrer é a manipulação da cannabis.
Por outro lado, a regra valerá apenas para o extrato puro de CBD, sem qualquer outro canabinoide.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Redução de danos: o que é e como funciona
Pernambuco sanciona lei sobre cannabis no SUS
8 projetos de cannabis recebem R$1 milhão em emendas
Fitoterápicos: Anvisa quer saber a sua opinião
Curso de cannabis da Unifesp ganha prêmio internacional
Frente Parlamentar da cannabis anuncia vencedores do edital
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso