Foto:Alesp
Nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei 1.180/19, que visa a distribuição de produtos à base de cannabis no estado de São Paulo foi aprovado em votação simbólica.
O projeto, de autoria do deputado Caio França e coautoria do ex-deputado Sérgio Victor, tramitava na Alesp (Assembleia Legislativa do estado de São Paulo) há mais de três anos.
Após diversas audiências públicas e a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis, os deputados finalmente aprovaram a proposta hoje.
Ela institui o fornecimento gratuito de medicamentos feitos com a planta, o que pode aliviar o sofrimento de milhares de pacientes que fazem uso do tratamento com cannabis, além de evitar a recorrente judicialização.
O projeto consiste em incluir no orçamento do Estado a distribuição, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), dos produtos já aprovados pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). O planejamento orçamentário traria mais previsibilidade e economia ao estado, reduzindo gastos decorrentes da judicialização.
Agora, resta a sanção do governador Rodrigo Garcia (PSDB).
As audiências públicas ouviram cerca de 33 especialistas ligados a entidades representativas de vários setores, que se debruçam há anos para o desenvolvimento medicinal, científico e comercial da cannabis.
A Frente parlamentar ainda usou as informações para criar um relatório que foi enviado para a Anvisa.
Os eventos se destrincharam em medicina, ciência, setor jurídico, inovação, indústria e até sobre o cultivo em território paulista.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
THC para animais: especialistas divergem no uso veterinário
Sem cannabis para o uso domiciliar? Entenda a decisão do STJ
Meta não liberou buscas por “cannabis” no Brasil
Comissão da Câmara aprova PL sobre CBD para pessoas com deficiência
Manifesto arrecada assinaturas para lei de cannabis no Ceará
Pirula sai da UTI e apresenta melhora após AVC
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso