E as notícias sobre cannabis ao redor do mundo não param, principalmente quando o assunto se refere à criminalização ou descriminalização.Na Irlanda, não tem sido tão fácil para os consumidores.
Durante um movimento histórico, a sede da Irish Garda, força policial nacional (guardiães da paz) anunciou que o uso pessoal de cannabis agora será tratado dentro do “sistema de advertência de adultos”.
Essas novas regras entram em vigor para dar às autoridades mais tempo para se concentrarem em crimes mais graves no país.
De acordo com o site Irish Times, as pessoas apanhadas com cannabis serão processadas através do sistema citado anteriormente, em vez de serem processadas e receberem registo criminal.
Segundo a empresa Raidió Teilifís Éireann (RTE), o mesmo esquema é utilizado para “delitos menores, como embriaguez , furto, dano ou manuseio de bens furtados”.
A força policial anunciou na última quarta-feira que o porte de cannabis é uma das
quatro ofensas que foram adicionadas ao esquema.
É a primeira vez na Irlanda que um delito de “drogas ilícitas“ pode ser tratado fora do sistema de justiça criminal convencional, usando um processo baseado em acusação.
O site Irish Times relatou que o Ministro da Saúde, Simon Harris, afirmou em 2019 que a mudança afetaria cerca de 12.000 pessoas por ano.
Contudo, Garda foi totalmente contra a proposta, pois eles argumentaram que as pessoas podem se sentir encorajadas e livres para transportar e portar cannabis nas ruas.
“Traficantes e seus mensageiros podem adaptar seu comportamento para transportar pequenas quantidades de cannabis, sabendo que podem possuir uma quantidade para uso pessoal”. Afirmou a Garda em seu anúncio.
A Irlanda mudou sua abordagem para a cannabis medicinal recentemente.
Esta semana, os pacientes de cannabis medicinal serão capazes de ter acesso à planta permanentemente, depois que o esquema temporário durante o primeiro bloqueio por coronavírus terminar.
Além disso, os defensores da cannabis têm pressionado o governo irlandês para reformar sua política de cannabis.
Referências
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Maioria dos brasileiros usam cannabis para dores crônicas
Painéis sobre o Sistema Endocanabinoide abrirão o CNABIS 2024
Paraná irá fornecer remédio de cannabis para esclerose múltipla
Justiça prepara mutirão para revisar prisões por maconha
Proposta sugere o uso de cannabis apreendida para estudos
Preciso de uma carteirinha de cannabis?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso