De acordo com a pesquisa, estima-se que apenas 0,5% das pessoas que consomem maconha desenvolvem algum episódio pscótico
O consumo de cannabis raramente desencadeia episódios de psicose aguda em pessoas que não têm um transtorno psiquiátrico preexistente, de acordo com os resultados de uma meta-análise publicada na revista Nature: Mental Health.
Uma equipe de pesquisadores da Suíça e do Reino Unido revisou a relação entre o uso de maconha e os sintomas psicóticos associados à cannabis em 162 estudos envolvendo mais de 210.000 consumidores de cannabis.
Os pesquisadores relataram que o risco de psicose “parece mais amplificado em indivíduos vulneráveis”, particularmente aqueles com “problemas de saúde mental preexistentes”, como Transtorno Bipolar.
Em contraste, eles reconheceram, “Nem o início precoce do uso de cannabis nem o uso de alta frequência de cannabis ou o tipo preferido de cannabis (cepas) foram associados.”
No geral, eles estimaram que 0,5% daqueles que consomem maconha podem experimentar um episódio psicótico durante a vida. Essa porcentagem reflete estimativas publicadas em um estudo anterior, envolvendo 233.000 consumidores europeus de maconha.
Leia também: Canabidiol pode reduzir sintomas de psicose
Os autores desse estudo concluíram : “As taxas de observadas aqui são comparáveis às taxas de outras psicoses induzidas por drogas, como a psicose associada ao álcool (em torno de 0,4% a 0,7%).”
As descobertas dos estudos refutam alegações de que a exposição à maconha é um gatilho frequente para psicose e outros transtornos de saúde mental.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Mais dinheiro vendendo cerveja do que cannabis
‘A informação é a chave’, diz Sol Feliciano sobre a cannabis
Festival de cinema vai exibir documentário sobre cannabis
Governo e parlamentares irão discutir o cultivo de cannabis
Por meio de uma ação, dois municípios terão cannabis no SUS
Volkswagen vai substituir couro sintético por cânhamo
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso