• 24 de junho de 2022

Proibição do uso medicinal da cannabis é suspenso na Suíça

 Proibição do uso medicinal da cannabis é suspenso na Suíça

Switzerland Flag on cannabis background. Drug policy. Legalization of marijuana

Funcionários do governo da Suíça estão avançando com planos para afrouxar as restrições, visando auxiliar pacientes que fazem tratamento com cannabis. 

O governo da Suíça anunciou em 22 de junho que suspenderá a proibição do uso medicinal da cannabis, conforme emenda à Lei Suíça de Narcóticos que o parlamento aprovou em março de 2021. 

De acordo com a Agence France Presse, o governo “pretende facilitar o acesso à cannabis para uso médico dos pacientes”.

“A decisão de usar um medicamento à base de cannabis para fins terapêuticos caberá ao médico em consulta com o paciente”, disse o governo sobre a emenda. 

A partir de 1° de agosto, os pacientes não precisarão mais obter permissão da Secretaria Federal de Saúde Pública (FOPH). No entanto, a venda e o consumo de cannabis para uso adulto ainda permanecem ilegais.

Cenário da cannabis na Suíça

Na Suíça, a cannabis para fins medicinais só é permitida para pacientes com aprovação de um médico ou aprovação prévia exigida do FOPH, além de precisar ter menos de 1% de Tetrahidrocanabinol (THC). 

A instituição federal de direito público do país, a Swissmedic, responsável pela “autorização e supervisão de produtos terapêuticos”, incluindo cocaína, metadona e morfina, é a favorita para gerenciar a indústria de cannabis daqui para a frente.

Evolução

Em 2019, a FOPH emitiu aproximadamente 3 mil autorizações para pacientes que sofrem de uma ampla variedade de problemas médicos. No entanto, o órgão descreveu esse processo como “procedimentos administrativos tediosos”. 

Em setembro de 2021, o governo da Suíça aprovou um teste recreativo de cannabis chamado “Zuri Can”, que deve começar no mês de julho. Houve uma ressalva, exigindo que apenas “usuários experientes” deveriam se inscrever para participar. 

Isso será verificado testando amostras de cabelo em vez de exames de urina ou sangue. O programa de testes será realizado em Basel, na Suíça, e analisará os resultados de 400 pessoas que serão aprovadas para comprar cannabis em farmácias específicas.

Estudos

Também em junho de 2022, um novo estudo conduzido pela Universidade de Genebra explorou os benefícios da legalização total da cannabis. De acordo com as descobertas do pesquisador, aproximadamente 56 toneladas de cannabis são consumidas todos os anos na Suíça.  

Com base nesses dados, a receita anual das vendas de cannabis para uso adulto pode arrecadar até US $582 milhões de francos suíços (CHF). A indústria poderia gerar 0,06% da economia do país.

Arthur Pomares

Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por café, futebol e boa música. Axé.

Mais Notícias