Potencial da cannabis contra o câncer ganha atenção da grande mídia

Potencial da cannabis contra o câncer ganha atenção da grande mídia

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Editorial de jornal e renomado oncologista defendendo a cannabis em entrevista demonstram avanço na discussão do assunto.

Médico oncologista Fernando Maluf explicando os benefícios da cannabis no programa Roda Viva, da TV Cultura. Foto: Reprodução / Youtube

O editorial da Folha de S. Paulo da última quarta-feira (12), com o lúdico título de “Semente Lançada”, sugere que os grandes veículos de mídia deveriam atentar-se à cannabis como assunto de saúde.

Exemplo desta postura é a abordagem do tema pelo renomado oncologista Fernando Maluf, durante sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, da última segunda-feira (10), quando associou a cannabis a tratamentos do câncer.

Ao ser perguntado pela âncora do programa, Vera Magalhães, sobre práticas médicas pouco usuais, o médico refutou soluções alternativas como “ozonioterapia” e “cirurgias espirituais” e usou a cannabis como exemplo a ser seguido.

“Nós médicos estamos abertos a qualquer tipo de estratégia que realmente funcione. Ela tem que ser estudada e se for boa, tem que ser usada. O congresso americano já mostrou que o canabidiol pode melhorar um tipo de dor que a quimioterapia pode causar. Então por que não incorporar isso na minha prática clínica? Vai ser incorporado e vamos aplicar, porque o estudo foi cientificamente bem feito”, disse o médico no programa. Veja o vídeo abaixo.

Conhecido na grande mídia como oncologista de famosos, por tratar celebridades como Celso Portiolli, Simony e Preta Gil, Fernando Cotait Maluf é membro do Comitê Executivo do Latin American Cooperative Oncology Group desde 2008, e Fellow do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, desde 1997.

Além disso, Fernando exerce cargos importantes no mercado da saúde como Diretor Associado e Chefe da Oncologia Clínica na Associação Portuguesa de Beneficência/ SP, Membro Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Albert Einstein e Chefe do Departamento de Oncologia do Hospital Santa Lúcia, em Brasília. 

Cannabis como cuidado paliativo contra o câncer

O uso da cannabis para aliviar as dores do tratamento do câncer pode oferecer benefícios significativos aos pacientes.Algumas pesquisas sugerem que eles podem ajudar a aliviar os sintomas associados à doença, como dor, náusea e perda de apetite,

“Os canabinoides têm sido estudados por seu potencial terapêutico em várias condições de saúde, incluindo o câncer. Algumas pesquisas sugerem que eles podem ajudar a aliviar os sintomas associados à doença, como dor, náusea e perda de apetite, bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, afirma a médica especialista em cuidados paliativos Lenita Balbino, da Gravital, clínica especializada em terapias à base de cannabis.

A terapia canábica também pode auxiliar na dor neuropática, uma condição comum em pacientes com câncer, resultante de danos aos nervos causados pela doença ou pelos tratamentos. 

O CBD, em particular, possui propriedades neuroprotetoras e anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir esse tipo de dor. 

Benefícios que também se estendem a outras áreas, como sono e humor, que são bastante afetadas nos pacientes em período de tratamento. O CBD possui propriedades relaxantes e ansiolíticas que podem promover um sono mais tranquilo e melhorar o bem-estar mental dos pacientes. 

“Além disso, estudos em laboratório têm demonstrado que os canabinoides podem ter propriedades anticancerígenas, o que significa que eles podem ajudar a prevenir o crescimento e a disseminação de células cancerosas. No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender o uso de canabinoides no tratamento do câncer e seus efeitos a longo prazo”, complementa a médica.

Consulte um profissional

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta, dar suporte na compra do produto até no acompanhamento do tratamento. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas