Produzido pelo corpo, o canabinoide costuma aflorar em situações de prazer, como é o caso das relações sexuais. Confira.
As relações sexuais proporcionam uma série de sensações para os seres humanos. Esses momentos geram a liberação de diversas substâncias produzidas pelo organismo, que estimulam o seu principal objetivo: alcançar o prazer.
As principais substâncias exaladas são a endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, essa última considerada o “hormônio do amor”.
Porém, não são só elas que são liberadas durante o ato. Segundo um estudo publicado na plataforma PubMed, a anandamida, um canabinoide produzido pelo corpo humano, também costuma ter a sua produção acelerada em momentos de prazer.
O experimento foi feito com o objetivo de descobrir a interação de compostos do corpo com situações de prazer, em especial ao que é relacionado ao BDSM, caracterizado por momentos de dominação, submissão, sadismo e masoquismo.
Para a realização da pesquisa, 35 casais que são adeptos à prática foram recrutados para testes, enquanto outras 27 pessoas não interessadas nesta forma de relação também passaram pelo estudo, só que com outras interações.
A conclusão foi um aumento na produção de endocanabinoides por quem gosta da dominação. Já nos submissos, além da elevação na taxa de canabinoides como a anandamida, houve também uma maior presença de cortisol, que é relacionado ao estresse.
O experimento ainda ressalta que as informações são iniciais e limitadas sobre o assunto.
A anandamida, também conhecida como N-araquidonoil-etanolamina (AEA), é um canabinoide endógeno relacionado aos sentimentos de alegria e felicidade, que estimula diretamente o humor dos seres humanos.
O corpo produz o composto sob demanda, para ser utilizado na restauração da homeostase. Em vários casos, a anandamida é acionada para auxiliar em inflamações.
Como é produzida internamente, ela se liga principalmente aos receptores CB1 e CB2, da mesma forma que um canabinoide exógeno faria, como é o caso do Tetrahidrocanabinol (THC).
Um benefício importante da anandamida são os seus efeitos analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos, que auxiliam no estado anímico das pessoas e na diminuição do medo.
Ambas atuam de forma parecida no corpo humano, a grande diferença é o local de produção. Enquanto a anandamida é um canabinoide produzido pelo corpo, os compostos canábicos são produzidos de forma exógena, através da planta.
Elas interagem entre si pelo Sistema Endocanabinoide (SEC) e ajudam na regulação de funções básicas do organismo.
Gustavo Lentini
Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por futebol e pela comunicação.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso