Parceria entre aplicativo de entrega e Leafly visa fomentar o mercado legal da erva para reduzir a clandestinidade

Já pensou que sonho receber cannabis em casa, pedindo por aplicativo? Em Toronto, no Canadá, isso já é realidade. Desde a última segunda-feira (17), adultos maiores de 19 anos podem pedir flores de cannabis, comestíveis, vapes, acessórios e outros produtos do conforto do sofá.
A facilidade é fruto de uma parceria entre a plataforma Leafly (um marketplace e fonte de conteúdo canábico) e a Uber Eats. O funcionamento é parecido com a função “mercado” do app de delivery.
Leia também: Município da Califórnia aprova programa de inclusão de negros no mercado canábico
Na tela de cardápio, no setor de “cannabis”, o cliente encontra uma lista de estabelecimentos que fornecem o produto em um raio de distância previamente definido. Então, o consumidor clica na loja onde pretende pedir, escolhe o produto de sua preferência e recebe o item em casa no mesmo dia.
As restrições são mínimas: qualquer pessoa pode fazer o pedido, desde que seja maior de 21 anos, e os pacientes de cannabis medicinal devem ter um cartão médico válido para fazer a compra.
Opção contra a clandestinidade
A opção é defendida por executivos da Uber como “segura e conveniente” e visa “combater o mercado ilegal clandestino, que ainda representa mais de 50% de todas as vendas de cannabis não medicinal em Ontário”, segundo estatísticas da plataforma Leafly.
A legalização da cannabis no Canadá aconteceu em 2018, mas, desde então, o país enfrenta dificuldades para lidar com o mercado paralelo.
Segundo a ativista Robin Ellis, em entrevista para a BBC, há uma resistência a lojas legalizadas por questões financeiras, de demanda e até de localização.
“As lojas não estão perto das pessoas, que então decidem continuar comprando com o seu ‘cara’ [vendedor clandestino] de sempre”, justifica.
Mercado de Cannabis
No Brasil, o mercado de produtos à base de cannabis é muito promissor. A Dr. Cannabis oferece um curso introdutório de 40 minutos para quem quer ter mais informações sobre esse setor e suas oportunidades. Custa menos de R$100. Inscreva-se aqui