As cenas que vão ao ar em julho, mostram a cannabis prescrita em um consultório médico e serão de grande ajuda para desmistificar a planta
A autora da novela Vai na Fé, Rosane Svartman, vai avançar na história de Dora, personagem interpretada por Cláudia Ohana que tem câncer e como a cannabis medicinal poderá ser útil para o tratamento.
Na trama, a personagem já debilitada vai passar a usar cadeira de rodas. Dora (Cláudia Ohana), vai apresentar certo mau humor e agressividade nas cenas que virão ao ar em julho.
De acordo com o doutor em dramaturgia brasileira e latino-americana, Mauro Alencar ao Uol, essa é uma abordagem inédita. “E pensar que em 1973 a censura vetou por completo o tema ‘maconha’ em Cavalo de Aço”, ressaltou o escritor ao portal.
Na novela Os Dias eram Assim, lançada em 2017, a Globo ainda tentou abordar o tema através da personagem Nanda (Julia Dalavia) tinha Aids e, no dia do seu casamento, ganharia um cigarro de sua mãe, a até então careta Kiki (Natália do Vale).
A passagem da cannabis pela novela será feita com o intuito de esclarecer algumas dúvidas sobre a cannabis que a maioria dos pacientes tem.
Na trama, o médico vai recomendar a cannabis medicinal à dona da pousada, que junto ao cantor Lui Lorenzo, interpretado pelo José Loreto, vão questionar se o canabidiol não é uma droga ilícita.
O especialista irá esclarecer então o que muitos não sabem: a cannabis é permitida para fins medicinais desde 2015, através de receita médica e acompanhamento. Também ajuda a controlar as dores, além de ajudar a aumentar o apetite de pessoas com câncer.
A cannabis não ajuda especificamente na doença, mas ajuda a amenizar os seus sintomas. A planta tem sido de grande ajuda para amenizar os sintomas da quimioterapia, o que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Nos Estados Unidos, por exemplo, há até remédios específicos para amenizar os sintomas, com o Dronabinol e Nabilone, aprovados pela Food and Drug Administration (FDA). Uma espécie de Anvisa do país.
No Canadá, outro remédio bem famoso é o Nabiximols, também chamado de Sativex no Reino Unido e Mevatyl no Brasil. Embora ele seja recomendado para Esclerose Múltipla, também é usado para tratar dores em casos de câncer avançado.
É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta, dar suporte na compra do produto até no acompanhamento do tratamento. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Califórnia aprova ‘proibição de emergência’ do THC
Anvisa atualiza formulário de importação de cannabis
A decisão do STJ que pode legalizar a propaganda de cannabis
Governo participa de mais uma reunião sobre o cultivo de cânhamo
Lei sobre cannabis em Cachoeira é suspensa pela justiça
Congresso gratuito sobre cannabis será realizado em novembro
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso