Para o coordenador de políticas de drogas do IBCCRIM ainda é necessário que a legislação seja para todos e não apenas para quem pode pagar
‘Não pode ser só mais uma commodity’, diz Dudu Ribeiro
Em um dos painéis da segunda edição da Expocannabis deste ano, o cofundador da Iniciativa Negra, Dudu Ribeiro falou sobre os rumos que estão ocorrendo no Brasil relacionados à cannabis.
Para Dudu, que também é coordenador do departamento de políticas de drogas do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), a descriminalização e a comercialização da cannabis hoje não são suficientes para conter os danos causados pelos anos de proibição.
“É preciso enxergar as políticas de cannabis pelos olhos do racismo também. (…) Não nos interessa legalizar a maconha no sentido de que a gente apenas consiga produzir uma nova commodity que amplie a disparidade racial no país.” Disse.
Segundo o cofundador da Iniciativa Negra, a regulação da planta no país deve ajudar a desmontar a guerra às drogas e oferecer saúde para todas as pessoas e não apenas para aquelas que conseguem pagar.
“Ela precisa ser regulada também para reparar os danos profundos que o proibicionismo tem nos causado e vai continuar causando na vida de inúmeras pessoas, na vida de inúmeras comunidades”
De acordo com o anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, dos 850 mil presos no Brasil, cerca de 70% são negros e pobres. Dados do Ministério da Justiça ainda mostram que o tráfico de drogas é o crime que mais leva pessoas à prisão no país.
O advogado cofundador da Rede Reforma, Emílio Figueiredo, também participou do painel e fez indagações sobre o assunto. Para ele, é necessário refazer a cultura canábica, sobretudo reconstruindo a visão da cannabis sobre pessoas que vivem nas comunidades.
“Não adianta vender maconha na farmácia enquanto a mesma maconha encarcera tanta gente”, acrescentou.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Abrario: União não pode mais restringir o cultivo da associação
Operação da PF deixa 900 pacientes sem cannabis medicinal
Defensoria do Alagoas aciona justiça garantir a cannabis no SUS
Mercado global de cannabis deve atingir US$1,3 bi em dez anos
Como combater a ansiedade? Um guia definitivo Cannalize
Clínica pública de cannabis em Ribeirão Pires vai atender 500 pacientes
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso