Mesmo no meio de uma guerra, o ministro da Saúde da Ucrânia diz que em breve o governo pretende aprovar a cannabis para fins medicinais; o projeto de lei já foi encaminhado ao Parlamento.
Viktor Liashko, ministro da saúde do país, anunciou terça-feira (07/06), em uma publicação no Facebook, que o governo apresentou um projeto de lei para aprovação do uso medicinal da cannabis, mesmo em meio à guerra.
O projeto foi aprovado pela cúpula de Ministros e segue para o Parlamento da Ucrânia para o “ok”.
“Entendemos as consequências negativas da guerra no campo da saúde mental, entendemos o número de pessoas que precisarão de tratamento médico”, escreveu Liashko.
No dia 7 de junho, o Gabinete de Ministros da Ucrânia aprovou um projeto de lei “sobre regulamentar a circulação de plantas de cannabis para fins médicos, industriais e atividades científicas para criar as condições de ampliação ao acesso dos pacientes ao tratamento com a planta”.
O projeto expandiria os serviços médicos para incluir a cannabis e promoveria a pesquisa sobre a planta. Isso aumentaria o acesso dos pacientes à cannabis no auxílio do tratamento em mais de 50 procedimentos.
Agora é preciso que seja aprovado no Parlamento, por pelo menos 226 votos. O último projeto de lei, proposto em 2021 – projeto de lei n° 5596 –, não foi aprovado no ano passado.
A proposta moveu ativistas da organização Doentes da Ucrânia e outras organizações, que se reuniram fora do Parlamento exigindo a aprovação do projeto de lei n° 5596 que regulamenta o uso medicinal da cannabis.
O Kyiv Post relata que um projeto de lei de 2021 foi reformulado e o governo pretende avançar e legalizar a cannabis para fins medicinais.
O Ministro confirmou a informação, afirmando que a cannabis não se enquadra no mesmo campo de drogas que outras (como cocaína ou MDMA), e que as medidas para regulamentar a circulação são completamente diferentes.
No projeto de lei proposto, o Ministério da Saúde (ou seja, o governo) controlaria o cultivo, produção e venda dos produtos, bem como autorizações e licenças para o cultivo e pesquisa científica.
Também forneceria um sistema de rastreamento sobre o processo para fornecer informações em todas as etapas de circulação dos produtos.
Empresas de cannabis dos Estados Unidos estão se unindo para ajudar a Ucrânia em meio à Guerra. A Helmand Valley Growers Company (HVGC) foi fundada por veteranos de operações especiais do país e adota o foco em tratamentos ligados a traumas.
Em abril deste ano, a HVGC lançou um programa no qual os rendimentos da marca eram destinados para a World Central Kitchen no apoio ao país europeu.
Arthur Pomares
Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por café, futebol e boa música. Axé.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Deputada denuncia descumprimento de lei sobre cannabis no ES
Empresa canábica representará o Brasil em feira mundial
Maioria dos brasileiros usam cannabis para dores crônicas
Painéis sobre o Sistema Endocanabinoide abrirão o CNABIS 2024
Paraná irá fornecer remédio de cannabis para esclerose múltipla
Justiça prepara mutirão para revisar prisões por maconha
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso