• 28 de junho de 2022

Metade dos brasileiros é favorável ao uso medicinal da cannabis, segundo pesquisa

 Metade dos brasileiros é favorável ao uso medicinal da cannabis, segundo pesquisa

Foto: Getty Images

O levantamento reflete uma opinião positiva da população, que se mantém considerável desde 2016.

Parece que o uso medicinal da cannabis é cada dia mais aceito no Brasil, pelo menos é o que diz uma pesquisa feita com mais de 800 pessoas pela Coluna Insights em parceria com a Clever Leaves.

 Ela mostrou que quase a metade dos brasileiros usariam ou recomendariam um tratamento à base de cannabis para seus familiares. A pesquisa também destacou que a maioria dos entrevistados sabiam quais as condições é possível tratar com o fitofármaco.

46,82% responderam que a planta serve de tratamento para condições como convulsões, tremores, espasmos musculares e tiques nervosos. 40,94% apontaram a cannabis para tratar problemas mentais, como ansiedade e depressão

Foto: Getty Images

No entanto, um terço dos entrevistados não têm certeza sobre os possíveis tratamentos com a cannabis, ou até não acreditam que ela possa ser útil. 

Outras pesquisas

Em maio deste ano, outra pesquisa também mostrou uma resposta positiva dos brasileiros em relação à cannabis medicinal. Feita pela revista Exame em parceria com o instituto de pesquisa Ideia, ela mostrou que 78% das pessoas eram favoráveis à terapia canábica.

Foram ouvidas mais de 1.200 pessoas, onde 77% ainda afirmaram que utilizariam o método alternativo caso fosse receitado pelo médico.  

Sem viés político ou religioso

A pesquisa feita em maio mostrou que as opiniões se mantiveram até em pessoas que consideram o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) bom ou ótimo.  73% do grupo é favorável ao tratamento com cannabis.

O presidente é bastante crítico à pauta. Ele possui diversas falas contra o tema e principalmente contra o Projeto de Lei 399, que visa o cultivo da planta em solo nacional. 

O apoio ao uso terapêutico da planta se manteve na faixa dos 70% até pelo público católico e evangélico.

Mesmo pensamento

Não é de hoje que o tratamento com a cannabis tem tido um olhar positivo pelos brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado em junho de 2019, três em cada quatro brasileiros têm uma visão positiva sobre a industrialização de medicamentos à base de cannabis.

O levantamento, que havia sido feito com 2.400 pessoas, mostrou que quase 90% dos brasileiros reconhecem a cannabis como remédio, principalmente para câncer e epilepsia. 

A pesquisa já havia mostrado que as pessoas estão cada vez mais conscientes das propriedades medicinais da planta, visto que a porcentagem da aprovação em 2016 era 60%.

Outro dado interessante do levantamento de 2019 é a aprovação dos brasileiros sobre o fornecimento do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS), já era alto. 79% eram a favor, contra 16% que discordam e 5% que não souberam responder.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias