PEC das drogas foi destaque na 16ª Marcha da Maconha

PEC das drogas foi destaque na 16ª Marcha da Maconha

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Tradicional manifestação de São Paulo, a edição de 2024 aconteceu neste domingo (16) na Avenida Paulista e contou com milhares de pessoas

PEC das drogas foi destaque na 16ª Marcha da Maconha
Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

A Marcha da Maconha de São Paulo chegou a sua 16ª edição neste domingo (16). PEC das Drogas, legalização da cannabis, “PL do Aborto” e fim da violência policial foram alguns dos temas debatidos pelos manifestantes.

Sob o manifesto “Bolando o Futuro sem Guerra”, o ato começou oficialmente às 16h20 em frente ao MASP (Museu de Arte de São Paulo). A marcha seguiu pela Avenida Paulista, desceu a Rua Augusta e terminou na Praça da República.

Em praticamente toda a extensão do ato era possível encontrar faixas e cartazes com dizeres contrários à votação do Congresso Nacional. 

Na última quarta-feira (12) a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou o texto que prevê incluir na Constituição Federal a criminalização de qualquer droga ilícita independente da quantidade, incluindo a maconha.

Os organizadores defenderam a importância de legalizar todos os usos da cannabis, não apenas pelo consumo da planta, mas como uma luta de classes. Além disso, o uso medicinal também foi bastante pontuado, assim como em edições anteriores.

Confira o manifesto da Marcha da Maconha deste ano:

Legislação brasileira

No Brasil, a cannabis é aprovada para fins medicinais desde 2015. Porém, os produtos só podem ser comprados com receita assinada por um profissional de saúde legalmente habilitado a prescrever derivados da planta. 

Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.

Tire suas dúvidas sobre cannabis medicinal!

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas