×

Cannabis na Mídia-> Notícias

Após descriminalização, mapa alemão mostra onde o uso recreativo é permitido



02/04/2024


Um desenvolvedor alemão se dedicou a produzir um mapa em software livre mostrando onde pode – e onde não pode – consumir maconha livremente naquele país

Com informações de Canna Reporter e Correio Braziliense

A última segunda-feira (1) ficou marcada pelo início da descriminalização da maconha na Alemanha. A partir desta data. maiores de 18 anos podem portar até 25 gramas de cannabis em público e cultivar até três plantas em casa.

As restrições de consumo são voltadas para horários e regiões. Por exemplo, pessoas não poderão fumar maconha perto de escolas, centros desportivos ou em “zonas de pedestres” entre as 7h00 e as 20h00.

Pensando nisso, um desenvolvedor de software anônimo resolveu literalmente mapear as distâncias mencionadas na lei e o que isso significaria. “Nunca tinha criado um mapa assim, por isso acabou por ser um projeto interessante”, disse o dev ao portal português CannaReporter.

O mapa chama-se BubatzKarte e é baseado em dados públicos do OpenStreetMap, o que significa que todos podem sugerir alterações, como um projeto de software livre. As distâncias para proibição do consumo de canábis em espaços públicos são visualizadas em vermelho.

O desenvolvedor disse que desde que a lei foi aprovada, o número de utilizadores diários do BubatzKarte tem aumentado para 50.000 a 100.000 utilizadores por dia.

No intuito de proteger as crianças e menores de idade, a lei alemã menciona “Sichtweite” (que em Português significa visibilidade), ou seja, o consumo também é proibido se for visível a uma distância de até 100 metros de locais como escolas e centros desportivos.  

O desenvolvedor alemão diz que esta é “pelo menos uma maneira de ver se algum local relevante conhecido está a uma distância de 100 metros. Mesmo limitando a utilidade do mapa, ainda assim é útil ter uma ideia do que observar e ter em conta”.

Lucas Panoni

Jornalista e produtor de conteúdo na Cannalize. Entusiasta da cultura canábica, artes gráficas, política e meio ambiente. Apaixonado por aprender.