Um desenvolvedor alemão se dedicou a produzir um mapa em software livre mostrando onde pode – e onde não pode – consumir maconha livremente naquele país
Com informações de Canna Reporter e Correio Braziliense
A última segunda-feira (1) ficou marcada pelo início da descriminalização da maconha na Alemanha. A partir desta data. maiores de 18 anos podem portar até 25 gramas de cannabis em público e cultivar até três plantas em casa.
As restrições de consumo são voltadas para horários e regiões. Por exemplo, pessoas não poderão fumar maconha perto de escolas, centros desportivos ou em “zonas de pedestres” entre as 7h00 e as 20h00.
Pensando nisso, um desenvolvedor de software anônimo resolveu literalmente mapear as distâncias mencionadas na lei e o que isso significaria. “Nunca tinha criado um mapa assim, por isso acabou por ser um projeto interessante”, disse o dev ao portal português CannaReporter.
O mapa chama-se BubatzKarte e é baseado em dados públicos do OpenStreetMap, o que significa que todos podem sugerir alterações, como um projeto de software livre. As distâncias para proibição do consumo de canábis em espaços públicos são visualizadas em vermelho.
O desenvolvedor disse que desde que a lei foi aprovada, o número de utilizadores diários do BubatzKarte tem aumentado para 50.000 a 100.000 utilizadores por dia.
No intuito de proteger as crianças e menores de idade, a lei alemã menciona “Sichtweite” (que em Português significa visibilidade), ou seja, o consumo também é proibido se for visível a uma distância de até 100 metros de locais como escolas e centros desportivos.
O desenvolvedor alemão diz que esta é “pelo menos uma maneira de ver se algum local relevante conhecido está a uma distância de 100 metros. Mesmo limitando a utilidade do mapa, ainda assim é útil ter uma ideia do que observar e ter em conta”.
Lucas Panoni
Jornalista e produtor de conteúdo na Cannalize. Entusiasta da cultura canábica, artes gráficas, política e meio ambiente. Apaixonado por aprender.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Fapeg abre edital para pesquisas com cannabis
EUA pode eliminar exames de cannabis para cargos públicos
Deputada denuncia descumprimento de lei sobre cannabis no ES
Empresa canábica representará o Brasil em feira mundial
Maioria dos brasileiros usam cannabis para dores crônicas
Painéis sobre o Sistema Endocanabinoide abrirão o CNABIS 2024
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso