• 17 de abril de 2021

Maguila faz tratamento com canabidiol: entenda o caso

 Maguila faz tratamento com canabidiol: entenda o caso

Reprodução: Youtube

O campeão mundial de boxe na categoria peso pesado, anunciou que adicionou o CBD no seu tratamento de demência pugilística.

O ex-pugilista José Adilson dos Santos Rodrigues, o Maguila, sofre com uma doença crônica há anos.

Diagnosticado há anos com encefalopatia traumática crônica (ETC), Maguila luta pela vida. A doença é incurável e infelizmente é característica entre boxeadores, devido a lesões frequentes na cabeça.

Também conhecida como “demência pugilística”, a condição é uma doença degenerativa progressiva no cérebro. Ela acontece devido a algum dano, como lesões, traumas e até explosões.

Reprodução: Youtube

Aos 62 anos, Maguila faz tratamento no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, não para melhorar, mas para uma melhor qualidade de vida. Ele decidiu morar no centro terapêutico que fica em Itu há dois anos.

Recentemente ele enviou um vídeo para o programa Balanço Geral da Record, contando do tratamento alternativo e a sua melhora.

Quem foi Maguila

Maguila foi um famoso pugilista de peso pesado da década de 1980 e 1990 no Brasil. Por diversas vezes foi campeão Brasileiro e Sul-americano.

Ganhou o apelido de Maguila por causa do seu porte físico, que era comparado a do personagem Maguila Gorila, de um desenho animado.

Ao longo da sua carreira de 17 anos, ele participou 85 lutas, com 77 vitórias, sendo 61 nocautes.

Também já foi o número um em campeonatos das Américas além de ser o primeiro brasileiro a conseguir o título Mundial de Boxe na sua categoria.

Nascido em Sergipe, ele também participou de movimentos sociais, que defendiam a migração de pessoas economicamente desfavorecidas.

Em 2010 ele foi diagnosticado erroneamente com Alzheimer, mas só foi depois de um diagnóstico preciso de ETC que a sua qualidade de vida melhorou.

Tratamento com Canabidiol

Além do vídeo do pugilista, o seu médico também enviou um vídeo explicando o seu tratamento.

Renato Manginali explica que a sua evolução foi nítida, inclusive perceptível pelo próprio Maguila. Ele ficou mais alerta e até ganhou peso.

“O uso da terapia canabinoide é mais uma opção para ele ter uma qualidade de vida ainda melhor” ressalta no vídeo.

O canabidiol (CBD) é uma molécula da cannabis que não possui os efeitos psicotrópicos da maconha.  

Ele tem sido cada vez mais conhecido pela comunidade médica por causa das suas propriedades neuroprotetoras, que auxiliam em várias condições da mente, como a epilepsia de difícil controle, por exemplo.

Através do chamado Sistema Endocanabinoide, a substância ajuda a sinalizar que algo está errado, ajudando assim o organismo a regular algumas funções do organismo. Inclusive no cérebro.

Veja o vídeo completo:

Avatar

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias