Com informações da AFP, publicado pela Gazeta Zero Hora
Na última terça-feira (22), o Tribunal de Justiça da União Europeia se manifestou contra a decisão da Holanda de deportar um paciente russo de cannabis.
O homem de 34 anos desenvolveu na adolescência um tipo raro de câncer no sangue e pediu asilo na Holanda para ter um tratamento à base de cannabis.
O paciente alegou que o tratamento que recebeu em seu país causava efeitos colaterais e que a terapia canábica seria mais conveniente, mas na Rússia, este tratamento é proibido.
No entanto, seu pedido de asilo foi rejeitado em 2020 e ele foi alvo de uma ordem de expulsão do território holandês.
Foi depois de recorrer ao Tribunal de Gaia que o jovem teve uma resposta positiva.
O Tribunal Internacional pediu ao Tribunal da União Europeia, em fevereiro de 2021, para apurar a situação, visto que a interrupção do tratamento com cannabis poderia causar um aumento significativo de sua dor. O que consequentemente representaria um obstáculo à sua expulsão.
O tribunal europeu, com sede em Luxemburgo, decidiu concordar com o cidadão russo por “razões sérias e comprovadas”, afirmando que ele ficaria exposto “a um risco real de um aumento significativo, irremediável e rápido das suas dores” caso fosse deportado.
A Justiça holandesa deve, agora, tomar uma decisão final sobre o caso, mas respeitando a jurisdição do Tribunal da UE.
A Dr. Cannabis, vertical de educação do Grupo Cannect, está participando da GreenWeek, oferecendo descontos de até 52% em cursos de formação para profissionais da saúde e público em geral, além empreendedores do mercado canábico. Aproveite! Os cursos são online. Inscreva-se agora.
Lucas Panoni
Jornalista e produtor de conteúdo na Cannalize. Entusiasta da cultura canábica, artes gráficas, política e meio ambiente. Apaixonado por aprender.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Pernambuco sanciona lei sobre cannabis no SUS
8 projetos de cannabis recebem R$1 milhão em emendas
Fitoterápicos: Anvisa quer saber a sua opinião
Curso de cannabis da Unifesp ganha prêmio internacional
Frente Parlamentar da cannabis anuncia vencedores do edital
Distribuição de cannabis vira lei em Recife
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso