×

Cannabis na Mídia

Justiça dá 72 horas para Anvisa se explicar sobre proibição das flores



22/07/2023



Ontem (21) o juiz Renato Coelho Bordelli, da 1º Vara Federal Cível do Distrito Federal, deu um prazo de 72 horas para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se explicar sobre a nota técnica emitida no dia 19 proibindo a importação de flores de cannabis.

Trata-se de uma ação popular que pede a suspensão liminar da nota, processo conduzido pelos advogados Gabriel e João Pedro Dutra Pietriscovisky por considerar o documento contraditório às normas da agência.

Agora, a Anvisa tem até esta quarta-feira (26) para se manifestar sobre isso.

No documento emitido, o juiz ainda escreve que, findando o prazo estabelecido, com ou sem manifestação, háverá uma decisão.

Contradição

De acordo com os advogados, o que a agência está fazendo é uma contradição ao que ela mesmo propôs, uma vez que ela responsabiliza o paciente sobre o  que ele importa.

Os sócios Pietricovisky citam os artigos 17 e 18 do Capítulo IV da resolução de importação, que diz:

Art. 17. A responsabilidade, pelos danos à saúde individual ou coletiva e ao meio ambiente, decorrente da alteração da finalidade de ingresso do produto no território nacional é do importador. 

Art.18. A prescrição realizada pelo profissional e a solicitação de Autorização pelo paciente ou seu responsável legal representam a ciência e o aceite por ambos da ausência de comprovação da qualidade, da segurança e da eficácia dos produtos importados, bem como pelos eventos adversos que podem ocorrer, sendo o profissional prescritor e o paciente ou seu responsável legal totalmente responsáveis pelo uso do produto. 

Conte com a gente

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.

Tags

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.