É direito da sociedade saber que existe este processo em curso”, escreveu. A ação coletiva permitiu que 10 pessoas cultivassem cannabis de uma só vez.
Em 2021, 10 pessoas entraram com uma ação coletiva para poder plantar a cannabis para fazer o próprio remédio. E conseguiram.Essa foi a primeira vez que um pedido de cultivo foi feito pela esfera cível e não através de um habeas corpus.
A decisão inédita também chamou atenção pelo fato de que os pacientes são de seis estados diferentes: Distrito Federal, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Cada caso foi analisado de forma individual, mas todos em um mesmo processo.
Dois anos depois, a decisão ainda é uma liminar, mas parece que pode servir de modelo para novos processos similares.
As ações para o cultivo de cannabis normalmente seguem em sigilo, por isso, não é possível dimensionar quantos pacientes têm uma autorização para plantar no Brasil hoje.
Contudo, em uma eventual atualização dos documentos desta decisão, o próprio juiz escreveu que “ é direito da sociedade, no mínimo, saber que existe este processo em curso, quem são seus beneficiários e controlar, se assim for o desejo, o efetivo bom e correto aproveitamento da medida liminar concedida”.
Além de recomendar a quebra de sigilo, o Juiz Federal Substituto da 21ª Vara do Distrito Federal, Rolando Valcir Spanholo, ainda acrescentou que “os presentes autos fiquem públicos para eventuais consultas da sociedade como um todo”, escreveu.
O advogado do caso, Gabriel Pietricovsky, disse que nunca viu coisa parecida, mas que essa é uma ótima forma de tentar incluir o público, “já que não temos ainda uma legislação no Brasil sobre o assunto”, disse.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita.
Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto. Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect . Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
THC para animais: especialistas divergem no uso veterinário
Sem cannabis para o uso domiciliar? Entenda a decisão do STJ
Meta não liberou buscas por “cannabis” no Brasil
Comissão da Câmara aprova PL sobre CBD para pessoas com deficiência
Manifesto arrecada assinaturas para lei de cannabis no Ceará
Pirula sai da UTI e apresenta melhora após AVC
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso