De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), já foram registradas mais de 112 mil importações de produtos à base de cannabis desde que o uso medicinal foi permitido no país.
Em 2015, apenas 850 pessoas podiam importar esses medicamentos, número que saltou para cerca de 9000, em 2019.
Embora comprar esses produtos seja hoje uma tarefa mais simples, algumas regras cruciais devem ser seguidas. Em primeiro lugar, estamos falando de um uso medicinal, portanto, a cannabis só é permitida no Brasil para fins terapêuticos. Tal relação deve ser comprovada com uma série de documentações.
Portanto, a primeira etapa sempre será passar por uma consulta com um profissional de saúde. A Cannect facilita esse processo, conectando pacientes e profissionais que prescrevem canabinoides.
Com nosso novo Agendamento de Consultas Online, é possível que você mesmo escolha o profissional, data e horário de sua preferência. O filtro de buscas permite escolher por especialidade, sintomas (patologia) ou nome do médico ou dentista.
E após a consulta?
Você já se perguntou por que seu médico ou dentista prescreveram uma marca específica com uma titulação detalhada?
Se o profissional montou a receita dessa forma, está correto. Derivados de canabinoides passam por uma fiscalização bem mais intensa que fármacos convencionais. Para que um produto seja liberado pela Anvisa, ele deve ter todas as suas informações detalhadas na solicitação.
A autorização especial concedida pela Anvisa faz parte da Resolução da Diretoria Colegiada 660/2022, que hoje é a principal regulamentação para importar cannabis medicinal legalmente.
O preenchimento exige que as informações cruciais como “nome comercial”, dados do paciente e do prescritor estejam bem detalhadas.
Clique aqui para saber como solicitar a autorização da Anvisa!
Sendo assim, não basta procurar por um nome fantasia ou inserir apenas a marca. A dosagem informada pelo profissional, bem como a concentração de canabinoides e tamanho do frasco são cobrados pela Anvisa!
Por outro lado, a Agência readequou seu tempo de resposta para atender a grande demanda de pacientes. Alguns produtos recebem até aprovação automática, sendo possível baixar o documento segundos depois de confirmar os seus dados.
Compras na Cannect têm o prazo de até 25 dias corridos e contados a partir da confirmação da compra para chegarem ao destino final, ou seja, à casa do paciente.
Essa estimativa leva em conta a saída dos produtos do fornecedor (ou do nosso estoque nos Estados Unidos), preparação do envio, inspeção na Anvisa e o trajeto até o recebimento.
Para acompanhar seu pedido, um código de rastreio é gerado automaticamente.
É importante ressaltar que autorização da Anvisa e prescrição são coisas diferentes, inclusive no que diz respeito à validade. O visto vale por dois anos, enquanto a receita dura seis meses.
É comum que profissionais de saúde prescrevam uma grande quantidade de frascos. Não é necessário que os pacientes comprem todos os frascos de uma vez, pois como a autorização valerá por dois anos, basta renovar a prescrição com seu médico ou dentista.
Também não será preciso retornar à consulta caso a receita ainda esteja vigente.
A Cannect possui o maior marketplace de cannabis medicinal da América Latina, com mais de 800 produtos de diferentes formas e concentrações.
Diariamente, unimos pacientes, profissionais de saúde e fornecedores de medicamentos pensando na melhor qualidade de vida dos nossos pacientes.
Agende sua consulta e embarque já em nosso ecossistema!
Jornalismo Cannect
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Óleos de cannabis full spectrum são a melhor opção para TEA?
Frente da cannabis discute CBD para autistas
Cannabis in natura: dicas de armazenamento
Por que Anvisa proíbe publicidade de produtos de cannabis?
EUA querem classificar maconha como droga de menor risco
Por que o tratamento com cannabis é diferente para cada pessoa?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso