• 25 de junho de 2022

HQ ensina sobre os benefícios da cannabis medicinal

 HQ ensina sobre os benefícios da cannabis medicinal

De forma lúdica, as ilustrações tentam desmistificar a planta no Brasil, com o objetivo de trazer informações corretas sobre a cannabis

Se para quem é da área já é um pouco mais complicado entender o que é Terpeno, Sistema Endocanabinóide e Efeito Entourage, imagina para quem está de fora. 

A cannabis é uma planta complexa, que requer um conhecimento amplo, onde alguns assuntos só são compreendidos se souber o básico.

 Então como explicar? Principalmente em um país onde a planta é tão estigmatizada? Foi pensando nisso que a designer Paula Caroline e mais seis amigos resolveram criar “As Aventuras de Mary Pot”, uma personagem verde que com a sua amiga Jane e Sarah aprendem sobre as propriedades e alguns elementos da planta.

As histórias em quadrinhos bilíngues começaram no final de 2018, e ensinam de forma lúdica sobre a cannabis medicinal. Além das personagens, uma folha de cannabis e até um cérebro humano ganham falas que ajudam a explicar os temas.

Paula conta que os seis colaboradores do projeto trabalham de forma remota, da Alemanha, do Canadá, e do Brasil, mas a discussão sobre o acesso à informações sobre a planta no país, aconteceu quando todo mundo estava aqui no Brasil.

“Eu falei do habeas corpus da minha mãe. Então comentamos como é ruim o acesso à pesquisas de qualidade em português, que era muito cheio que desinformação ou informações ainda muito poluídas com uma lama de preconceito.” Comenta.

Depois disso, as ideias foram amadurecendo e tornou-se o que é hoje. O desenho pode ser acompanhado pelas redes sociais do GreenBrothers e principalmente pelo site, onde ainda há a opção de compartilhar as histórias pelo whatsapp.

Nova série

Foi em conversa com a Dra Eliane Nunes, diretora da Sociedade Brasileira de Estudos de Cannabis (SBEC), que a Paula decidiu fazer outra série de quadrinhos. A Fanzine Mães Jardineiras foi desenhada a partir de personagens reais, como a médica e os pacientes.

A ideia central é falar sobre os benefícios da planta. Na história, Leni, que é a folha de cannabis é uma repórter de um jornal fictício chamado Weed Stream TV. A entrevista é composta por várias mães que plantam cannabis, contando um pouco a trajetória de cada uma.

Leni entrevistando a Dra Eliane Nunes

“Para os(as) pacientes e seus(suas) familiares, é uma oportunidade de disseminar informações importantíssimas sobre suas lutas e como a cannabis tem ajudado em seus tratamentos. Falar sobre esses relatos de vida é importante pois pode ajudar muitas outras pessoas que se encontram nas mesmas situações. E essa linguagem dos quadrinhos tem o poder de quebrar certos tipos de barreiras. Acreditamos muito nisso.” Acrescenta.

Na 1ª edição, Leni a Folha entrevista o Padre Ticão, do projeto que oferece cursos gratuitos sobre cannabis medicinal na zona leste de São Paulo, e também a dra Eliane Nunes da Sbec, onde falam sobre sociedade, saúde e religião.

Estreia

Os novos quadrinhos serão lançados em um evento que será realizado no próximo sábado (15 de agosto).  O “Cannabis Medicinal: panoramas e desafios no Brasil” é feito pela Sbec para comemorar os dois anos de atuação da sociedade.

O encontro virtual vai ter a participação de especialistas que irão falar da planta de diferentes perspectivas, como políticas públicas, saúde, cultivo e justiça durante o dia inteiro. Ele será transmitido pelas redes sociais da Sbec.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias