Cannabis ajuda paciente com fibromialgia ‘eu voltei a ser quem eu era’

Cannabis ajuda paciente com fibromialgia ‘eu voltei a ser quem eu era’

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.

Após experimentar a cannabis como tratamento, a paciente até esquece que tem fibromialgia. Isso a fez uma defensora da planta como remédio

Cannabis ajuda paciente com fibromialgia ‘eu voltei a ser quem eu era’
Foto: Arquivo Pessoal

Flora Maria Pinheiro Britto, de 38 anos, tem um óleo de cannabis guardado na gaveta da cabeceira que nem se lembrava mais. Não que o produto não funcionasse, pelo contrário. Funcionou tão bem que hoje ela nem usa tanto.

A verdade é que o óleo foi fundamental para a mulher, que precisa conviver com as dores da  fibromialgia e administrar os remédios de forma meramente paliativa.

Hoje, quando escuta algum assunto sobre a condição, Flora aproveita todas as oportunidades para contar a sua história e mostrar o quanto a planta foi importante para mudar a sua qualidade de vida. 

Doença para a vida toda

A fibromialgia é uma condição crônica e sem cura, caracterizada principalmente por dores fortes por todo o corpo, além de outros sintomas. 

Por muitas vezes, está relacionada a fatores emocionais, como ansiedade, depressão e estresse. Outras vezes, pode ser ocasionada por fatores do sistema nervoso.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a condição atinge pelo menos 2,5% da população brasileira e pode atrapalhar tarefas simples do dia a dia. 

“Eu ainda conseguia trabalhar, eu fazia as minhas coisas. Mas era muito difícil, a cabeça doía, as pernas, os braços, tudo. E quando eu ficava no período menstrual, era muito pior. Eu não saía da cama, tinha dores horríveis”, acrescenta Flora. 

Cannabis como tratamento

A mulher descobriu a condição quando tinha 25 anos, mas só passou a utilizar o óleo de cannabis há pouco mais de dois anos. Flora soube que a cannabis poderia ajudar através de uma amiga que utilizava o óleo para ajudar no tratamento de seu filho autista.

Por usar de forma recreativa, ela não teve nenhum preconceito e resolveu experimentar. “Eu sei que não é aquele milagre de início, mas eu posso dizer que foi um efeito milagroso que eu senti. Quando eu percebi, eu já não estava com dor nenhuma mais. As vezes eu falava, ‘peraí, eu tomei hoje? não, não tomei’. Porque eu não estava sentindo nada.” acrescenta.

Leia também: ‘Nada é milagroso, mas parece que no caso do meu filho foi’

Para se ter uma ideia, hoje ela não usa mais nenhum medicamento para tratar a fibromialgia. Segundo Flora Maria, a cannabis é utilizada apenas quando bate a TPM (tensão pré-menstrual) e o corpo está mais sensível.

Bastaram dois meses para que a mulher sentisse o seu corpo diferente, principalmente no sono e na disposição para fazer as coisas dentro de casa. “Mudei da água para o vinho,  eu voltei a ser quem eu era. Às vezes eu nem lembro que tenho fibromialgia “, diz. 

Cannabis ajuda paciente com fibromialgia ‘eu voltei a ser quem eu era’
Foto: Arquivo Pessoal

Indicando para todo mundo

A mulher embarcou na fundação de uma associação em São Paulo ao lado da amiga que falou sobre o óleo. Foram atrás de questões burocráticas, judiciais e até de habeas corpus para produzir o óleo de forma legal. 

Hoje, a instituição não existe mais. No lugar, há uma clínica de tratamento canábico. Mas o fim da associação não a impediu de continuar falando sobre os benefícios da cannabis. Hoje, sempre comenta sobre a sua experiência quando houve falar sobre fibromialgia. 

E não só para tratar a condição. Flora indicou a cannabis para a mãe, para amigos e até para o parceiro que sofria com dores e insônia. Ensina sobre as propriedades medicinais da cannabis e até onde comprar os produtos feitos da planta.

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de compra do produto.

Só na Cannalize você pode tirar suas dúvidas gratuitamente sobre tratamentos com cannabis através da nossa parceira Cannect Clique aqui.

Tags: