Como certeza você já ouviu falar ou já fez o uso do famoso dipirona no dia a dia. Mas você sabe de fato para que serve esse medicamento e o porque ele é tão usado? Vamos entender melhor.
O dipirona é um medicamento analgésico, antipirético e espasmolítico, utilizado por muitas pessoas no tratamento de dores e febre, geralmente provocadas por gripes e resfriados, por exemplo.
Esse medicamento pode ser comprado nas farmácias convencionais em forma de gotas, comprimidos, supositório ou como solução injetável, por um preço que pode variar entre 2 a 20 reais, dependendo da dosagem e da forma de uso.
Os efeitos desse analgésico e antitérmico sobre as dores pode ser esperado em 30 a 60 minutos após a administração e geralmente persistem por aproximadamente 4 horas.
Mesmo sendo um remédio que não precise de receita médica, vale lembrar que nenhum medicamento é 100% seguro. Por isso, é importante utilizar o dipirona somente para aliviar sintomas como:
Existem formas diferentes de consumir o dipirona, tudo varia de caso para caso, entre essas formas estão:
Comprimido Simples: A dose recomendada para adultos e adolescentes acima de 15 anos é de 1 a 2 comprimidos de 500 mg ou 1 comprimido de 1000 mg até 4 vezes ao dia.
Comprimido efervescente: O comprimido deve ser dissolvido em meio copo de água e deve-se beber imediatamente após o término da dissolução. O recomendado é de 1 comprimido até 4 vezes ao dia.
Solução oral: A dose recomendada para adultos e adolescentes acima de 15 anos é de 20 a 40 gotas em dose única ou até o máximo de 40 gotas, 4 vezes ao dia. Para crianças, a dose deve-se adaptar ao peso e idade.
Supositório: Os supositórios devem ser aplicados por via retal, da seguinte forma:
A dose recomendada é de 1 supositório, até 4 vezes ao dia. Se o efeito de uma única dose for insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, a dose pode ser repetida respeitando a dose máxima diária.
Solução injetável: A dipirona injetável pode ser usada por via intravenosa ou intramuscular, com a pessoa deitada e sob supervisão médica.
A dose recomendada em adultos e adolescentes acima de 15 anos é de 2 a 5 mL em dose única, até uma dose máxima diária de 10 mL.
Em crianças e lactentes, a dose recomendada depende do peso.
A dipirona é um medicamento que costuma provocar poucos efeitos colaterais. Além da possibilidade de reação alérgica, que é comum a todos os outros analgésicos e anti-inflamatórios do mercado, o efeito colateral mais relatado costuma ser a queda da pressão arterial, principalmente nos pacientes desidratados ou com problemas cardíacos descompensados.
A dipirona é contraindicada nas seguintes situações:
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Pacientes reumáticos trocam remédios por cannabis
O que tem no rótulo de um produto de CBD?
Estudo: cannabis no início da gestação não afeta bebê
6 formas de uso da cannabis além do óleo
Cannabis melhora 70% dos sintomas de autismo, segundo estudo
Cannabis diminuiu dores neuropáticas, segundo estudo
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso