Depois de ter o Projeto de Lei derrubado por dois votos no Mato Grosso, o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) apresentou no dia 11 novamente uma proposta sobre a distribuição de medicamentos à base de cannabis.
Trata-se da disponibilização de produtos derivados da planta através do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado. O projeto inclui pacientes de várias idades e com uma série de condições médicas, como glaucoma, câncer, HIV e autismo.
Após analisado, o texto seguirá para a Comissão de Saúde e posteriormente para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para só assim ir para votação em dois turnos.
No ano passado, o Projeto de Lei havia percorrido todo esse percurso e virou notícia nos portais de comunicação. Contudo, foi vetado na última etapa pelo governador Mauro Mendes (DEM) em dezembro.
A CCJ ainda conseguiu derrubar o veto, mas isso não foi suficiente.Faltaram apenas dois votos para a derrubada integral no plenário.
“Tenho certeza de que o texto será novamente aprovado nas duas votações e que o governador terá sensibilidade para sancioná-lo. Se não o fizer, espero que o parlamento derrube o veto e promulgue a lei”, concluiu Wilson Santos a um portal de notícias local.
Até agora, o Rio Grande do Norte é o único estado com uma lei que disponibiliza o produto feito com a planta, tanto pelo poder público quanto por instituições privadas.
Publicado no diário oficial do estado no dia 17, o texto ainda incluiu o incentivo à pesquisas com a planta e a divulgação de informações para pacientes e profissionais da saúde.
A primeira lei sobre o assunto foi aprovada em abril do ano passado em Goiânia, Goiás. Hoje, pacientes com baixa renda que precisam do tratamento com a cannabis podem receber medicamentos de forma gratuita, sejam remédios nacionais ou importados.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Meta não liberou buscas por “cannabis” no Brasil
Comissão da Câmara aprova PL sobre CBD para pessoas com deficiência
Manifesto arrecada assinaturas para lei de cannabis no Ceará
Pirula sai da UTI e apresenta melhora após AVC
Atualização da RDC 327 deve liberar via inalatória
Cientistas encontram 33 marcadores genéticos na cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso