×

Cannabis na Mídia

Demanda de cannabis medicinal para tratamentos psicológicos cresce na pandemia



29/07/2020



Segundo um levantamento de uma empresa do setor, a crise do coronavírus aumentou 167% a procura do tratamento

A pandemia de COVID-19 não afetou apenas a saúde física, mas também a mental. Segundo um levantamento feito pela Abril, 54% das pessoas estão extremamente preocupados com a situação do Coronavírus.

A pandemia gerou três medos:

  •         O anseio da superlotação nos hospitais, de uma forma que não seja possível atender a todos;
  •         As pessoas temem por seus familiares e amigos, principalmente que estão no grupo de risco;
  •         O medo do desemprego e dificuldades de recolocação.

O Brasil já é o país mais ansioso do mundo, e diante do isolamento e de um futuro incerto, é de se esperar que a ansiedade e a depressão possam ficar mais aguçadas neste momento difícil. As doenças psicológicas aparecem como uma segunda onda depois do COVID-19

A cannabis nesta história

As propriedades medicinais da cannabis para o tratamento de depressão e ansiedade não são novidades. 

O canabidiol (CBD), substância que não provoca efeitos alucinógenos, pode agir regenerando algumas células, além de auxiliar no equilíbrio da homeostase, ou seja, da regulação das funções do organismo.

Estudos pré-clínicos têm demonstrado a eficácia da planta pode ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade, além de trazer um relaxamento e calma aos pacientes.

 Levantamento

Uma clínica especializada em cannabis medicinal tinha atendido apenas 9 pacientes com sintomas de ansiedade em fevereiro e março de 2020. Mas nos dois meses seguintes, os números deram um salto para 24. Um aumento de quase 170%.

Pacientes que já tinham tentado outras alternativas, mas que encontraram na cannabis o efeito esperado.

Alta que pode ser percebida pela maior disseminação do conteúdo, onde mais pessoas sabem sobre estes benefícios, e também nos pedidos para plantio. Hoje no Brasil, já há quem plante cannabis para tratar ansiedade e depressão legalmente. 

 

Tags

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.