Será a primeira vez que um Conselho médico organizará uma aula focada na terapia canabinoide. Evento acontece nesta quarta (24), às 19h
O CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro) realizará um evento sobre dor e cannabis medicinal. Este encontro é considerado histórico, pois nunca antes um Conselho de Medicina (seja ele nacional ou regional) organizou uma discussão sobre estudos científicos com a cannabis.
A audiência foi anunciada pelo Grupo de Trabalho sobre Dor do Órgão, com o tema “Dor crônica e o uso de canabinoides: evidências científicas e bases”. Os painéis estão previstos para começarem às 19h desta quarta-feira (24).
Durante o evento serão abordados quatro tipos de dores crônicas que podem ser tratadas com a cannabis medicinal.
O uso da cannabis para tratar dores nociceptivas (que surgem de lesões nos tecidos, como queimaduras ou fraturas) é um dos destaques. Segundo o médico do trabalho Dr. Alexandre Cardoso, que apresentará o tema, os produtos com THC (tetrahidrocanabinol) podem responder melhor que o CBD (canabidiol) para esse tipo de desconforto. Assim, o uso dessa substância deve ser mais valorizado pela comunidade médica.
“O THC é a grande saída para o tratamento, porque sua molécula se parece muito com a anandamida que já é produzida pelo próprio corpo e está relacionada ao controle das dores. Na minha visão é preciso aumentar seu percentual nos óleos de cannabis: tem que ser 1:1 (comparado com o CBD)”.
Outro assunto que está em alta é uso dos canabinoides para dores oncológicas. O anestesiologista Dr. Carlos de Barros trará uma conexão entre os perfis de pacientes oncológicos e os possíveis usos dos produtos de cannabis no tratamento. Ele acredita que a iniciativa do CREMERJ de abrir espaço para essa discussão deveria servir de exemplo para outros Conselhos de Medicina.
Leia mais: Potencial da cannabis contra o câncer ganha atenção da grande mídia
“O contexto do evento serve para quebrar paradigmas, aumentar o conhecimento da classe médica sobre a prescrição de canabinoides e levar informação sobre o uso racional da cannabis medicinal”, opina o médico.
Confira a programação completa
Para assistir ao evento presencialmente, será necessário fazer sua inscrição. Clique aqui para ser redirecionado ao site do CREMERJ.
Local: Auditório do CREMERJ Júlio Sanderson – Praia de Botafogo, 228 – Rio de Janeiro/RJ.
Data: 24/07, às 19h.
Importante: o evento é exclusivo a médicos e estudantes de Medicina (a partir do 9º período). Para assistir à distância, o Conselho também transmitirá o evento em seu canal do Youtube
Ver essa foto no Instagram
Andrei Semensato
Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Produz conteúdos sobre Política, Saúde e Ciência. Também possui textos publicados nos blogs da Cannect e Dr. Cannabis.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Novas políticas do Meta não se estendem à cannabis
Vereador propõe Frente Parlamentar de cannabis em Florianópolis
Santa Catarina sanciona lei sobre cannabis no SUS
Após vetar PL sobre cannabis, Londrina estuda uma nova proposta
Janeiro Seco: A cannabis como solução para parar de beber
Juiz de Fora quer regulamentar a distribuição de cannabis no SUS
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso