Com informações da BBC News Brasil
Durante a corrida presidencial, o assunto “drogas” foi amplamente abordado. Com a estratégia de tumultuar e inflamar as opiniões sobre isso, o candidato derrotado nas urnas, Jair Bolsonaro (PL), alegou que Luiz Inácio Lula da Silva promoveria a liberação das drogas, se eleito.
“Vocês podem estar ajudando a eleger um cara que quer tirar de você a liberdade que vocês têm. E, em contrapartida, vai dar a liberação das drogas: maconha, cocaína, entre outros”, disse Bolsonaro à emissora CNN Brasil.
No entanto, em entrevista para a BBC Brasil, Flávio Dino (PSB-MA), principal cotado para assumir o Ministério da Justiça em 2023, desmentiu o boato gerado pelo futuro ex-presidente.
“Nós não temos hoje condições sociais e institucionais para descriminalizar drogas e, certamente, isso não vai ocorrer nos próximos anos”, disse o ex-governador do Maranhão.
Em 2022, Flávio Dino foi eleito pelo estado do nordeste para o cargo de senador, e hoje integra o grupo do governo de transição dedicado às áreas de Justiça e Segurança Pública. Depois de atuar como juiz federal por 12 anos, Dino é o principal nome para o Ministério da Justiça.
O político também disse que este é um debate com “escassa chance de dar resultado prático em favor da população.”
“Por isso, prefiro priorizar outras agendas que têm um impacto real na melhoria das condições de vida”, afirmou.
Ainda em campanha durante a corrida presidencial, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que a legalização da cannabis não cabe a ele enquanto presidente, mas ao congresso nacional.
Seu vice Geraldo Alckmin (PSB) manifestou, entretanto, ser favorável ao uso da cannabis em tratamentos medicinais, em uma sabatina cedida durante a campanha.
Até a cantora Anitta, durante uma live, pediu a Lula (PT) a legalização da cannabis, em troca de seu apoio.
Congresso sobre cannabis medicinal: online e gratuito
Inscreva-se agora no III CNABIS e no III Cannabusiness Summit e conheça mais sobre o universo canábico e as aplicações terapêuticas e industriais da planta. Os eventos acontecem, simultaneamente, nos dias 17 e 18 de novembro. Participe!
Lucas Panoni
Jornalista e produtor de conteúdo na Cannalize. Entusiasta da cultura canábica, artes gráficas, política e meio ambiente. Apaixonado por aprender.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Novas políticas do Meta não se estendem à cannabis
Vereador propõe Frente Parlamentar de cannabis em Florianópolis
Santa Catarina sanciona lei sobre cannabis no SUS
Após vetar PL sobre cannabis, Londrina estuda uma nova proposta
Janeiro Seco: A cannabis como solução para parar de beber
Juiz de Fora quer regulamentar a distribuição de cannabis no SUS
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso