O país legalizou o uso medicinal e estabeleceu a estrutura para toda a indústria. O uso adulto segue proibido (pelo menos por enquanto).
A Costa Rica finalmente conseguiu. Na quarta-feira (02), o projeto de lei para o uso medicinal da cannabis, que havia sido aprovado no dia anterior, foi assinado pelo presidente do país, Carlos Alvarado.
A proposta estava arquivada desde que Alvarado o vetou no início do ano, argumentando que os limites precisavam ser colocados no cultivo e consumo individual.
Os legisladores enviaram de volta para ele com algumas mudanças, solicitadas esta semana.
Os defensores elogiaram a legislação, dizendo que ela dará o impulso necessário ao setor do país. Sem falar no mercado de trabalho, que aumentará muito.
Alvarado finalmente admitiu, nos últimos dias de seu governo, que a reforma era inevitável.
Os dois candidatos que esperam substituí-lo, José Maria Figueres e Rodrigo Chavez, dizem publicamente serem a favor da reforma para o uso adulto.
Eles se enfrentam no próximo mês em um segundo turno. Parece que mais progressos no cenário canábico serão feitos no país, independente de quem vencer as eleições.
Dado o que está acontecendo na região, não há nenhuma surpresa real aqui.
Países vizinhos como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru avançaram nesse caminho, mesmo que a transição para a reforma recreativa possa não acontecer tão rapidamente.
O Equador vem avançando pouco a pouco. Já o Brasil, segue oscilando.
No entanto, apenas o Uruguai, de todos os países da região, implementou uma reforma recreativa completa – tornando-se, de fato, o primeiro país do mundo a fazê-la —, embora o México esteja agora perto de se tornar o segundo país da região a seguir o exemplo.
Dadas as declarações dos candidatos que agora disputam a presidência do país, pode ser que a Costa Rica se torne o segundo (ou terceiro) país da América Central ou do Sul a legalizar integralmente o mercado, bem como sua produção e consumo. Isso, se o México não legalizar antes.
Arthur Pomares
Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por café, futebol e boa música. Axé.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Maioria dos brasileiros usam cannabis para dores crônicas
Painéis sobre o Sistema Endocanabinoide abrirão o CNABIS 2024
Paraná irá fornecer remédio de cannabis para esclerose múltipla
Justiça prepara mutirão para revisar prisões por maconha
Proposta sugere o uso de cannabis apreendida para estudos
Preciso de uma carteirinha de cannabis?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso