Comissão de Cannabis se reúne para votação novamente nesta terça

Comissão de Cannabis se reúne para votação novamente nesta terça

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Adiada por duas vezes, a proposta mira na votação. Além de possíveis alterações do texto, a sessão ainda contará com a polêmica resolução interna do PTB feita especialmente para o projeto.

Nesta terça-feira (8) os deputados da Comissão Especial de Medicamentos Formulados com Cannabis vão se reunir mais uma vez para tentar votar o Projeto de Lei 399, que visa uma regulação para a cannabis no Brasil.

A votação para a pauta, que voltou a ser discutida em abril, já foi adiada duas vezes. Os opositores questionam principalmente o cultivo da planta em solo nacional e emendas para o uso industrial da planta. 

Na última sessão, o relator Luciano Ducci (PSB-PR) pediu o adiamento da sessão. É possível que ele apresente um novo parecer do texto, em uma tentativa de fazer o projeto andar. Embora estas mudanças cheguem mais cedo para os deputados, elas também serão apresentadas na sessão de amanhã.

 Por ser tratada em uma comissão especial, a proposta poderá ir direto para o Senado, caso aprovada. Contudo, os deputados podem apresentar um recurso, para que a pauta seja levada aos mais de 500 membros da casa. 

Polêmicas 

A pauta tem chamado atenção não só da população, mas de políticos em todos os cargos. Antes mesmo de chegar ao Senado o projeto já dividiu apoiadores e contrários ao tema e até o presidente Jair Bolsonaro e seus ministros já se posicionaram sobre o assunto.

Nas últimas sessões os atritos resultaram na agressão ao presidente da comissão, Paulo Teixeira (PT-SP) e até na ameaça de expulsão do deputado Eduardo Costa (PTB- PA) do seu próprio partido, que contrariando o PTB, se manifestou a favor da proposta.

Na última quinta-feira (3) o presidente do partido, Roberto Jefferson, chegou a publicar uma resolução interna, que proíbe os membros do PTB de votarem a favor do projeto de lei. 

A nota assinada por Jefferson diz:

Os artigos 1º e 2º do documento determinam que  “fica vedada terminantemente vedada, por detentores de quaisquer cargos eletivos filiados à agremiação, deixar de votar ou votar favoravelmente às proposições do Projeto de Lei – PL n.o 399/2015. Os detentores de cargos eletivos filiados à agremiação que descumprirem essa resolução estarão automaticamente encaminhados ao Conselho de Ética e Disciplina Partidária”.

Em resposta, o deputado Eduardo Costa disse à Folha de S. Paulo que não se deixará intimidar.  “O partido está mudando o viés. Antes era trabalhista, agora apoia o Governo. Depois de um ano e meio de trabalho, vendo os benefícios do tratamento e a necessidade dos pacientes, votarei a favor do PL 399 independentemente das ameaças do presidente do partido”, diz ele.

A reunião desta terça começa às 9 horas no plenário 7. Será possível acompanhar em tempo real por aqui. 

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas