Festival procura desmistificar os rótulos colocados na erva por meio de obras de audiovisual do mundo todo.
O preconceito acerca da cannabis ainda é muito grande em boa parte do planeta. O Festival Internacional de Cinema Canábico do México (FEICCA) busca, justamente, retirar esses rótulos colocados sobre a maconha.
Através de uma nova cultura, o evento reúne obras audiovisuais do mundo inteiro, com o objetivo de mostrar uma visão diferente da erva.
“É um festival com responsabilidade social e focado nos direitos humanos dos que são usuários de cannabis”, afirma Ivan Librado, diretor e fundador do FEICCA, em entrevista para o portal AFP.
O ano de 2022 marcou a quinta edição do festival. Após muitas barreiras, os organizadores podem comemorar a notoriedade que ele está ganhando.
Inicialmente, devido às legislações severas da época, o evento acontecia de forma clandestina e não conseguia alcançar grande visibilidade do público.
Agora, com novas regulamentações, o projeto faz sucesso no país e desperta o interesse para mais diversas finalidades.
“Normalmente, quem assiste ao festival é consumidor. Porém, também tem pessoas que têm dúvidas ou têm questionado o porquê de a maconha ser ‘má’, e vêm aqui para se informar” ressalta Tânia Magdaleno, uma das idealizadoras, também em entrevista para a AFP.
Outro fator que trouxe relevância ao cinema é a sua variedade de obras exibidas, que são expressadas em diferentes gêneros e formatos, como longas-metragens, documentários, séries e animações.
Muitas das produções são nacionais, enquanto outras vêm de países como Turquia, Egito e Uruguai.
A ideia do evento é criar essa internacionalização e não pôr limites à liberdade de expressão. Embora haja algumas exceções, o intuito é realmente mostrar tudo que é relacionado a maconha.
O México descriminalizou o uso recreativo da cannabis em junho de 2021, a partir de uma lei que permitiu o porte de até 28 gramas de maconha para pessoas com 18 anos ou mais.
Lei que legaliza a maconha é aprovada pelo Congresso no México
Em relação ao fim medicinal, o seu uso é legalizado desde 2017 no país norte-americano.
As então legislações locais e as possíveis novas leis a serem implementadas, podem colocar o México como um dos maiores mercados canábicos do mundo.
Maior mercado de cannabis do mundo pode estar no México
Além do uso adulto, a cannabis também pode ser usada de forma medicinal para tratar os mais diversos tipos de doenças e transtornos. Ah! E ela é legalizada no Brasil para esse fim. Quer saber mais? Clique aqui.
Gustavo Lentini
Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por futebol e pela comunicação.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
STJ deve julgar o cultivo de cannabis em breve
Caso Isabel Veloso: Não pode usar CBD na gravidez?
PL em Goiás quer proibir o uso de cannabis em lugares públicos
Avanço do mercado canábico brasileiro alcança a MJBizCon
Qual é a posição de Kamala Harris sobre cannabis?
Quatro pontos para entender a decisão do STF
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso