Caso Brittney Griner: Troca de prisioneiros entre EUA e Rússia?

Caso Brittney Griner: Troca de prisioneiros entre EUA e Rússia?

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

O governo norte-americano revelou no dia de ontem (27/07) que se ofereceu para libertar um traficante de armas russo detido em uma prisão dos EUA em troca de Brittney Griner e Paul Whelan, dois estadunidenses presos na Rússia. 

O secretário de Estado Anthony Blinken revelou na última quarta-feira que os Estados Unidos ofereceram libertar um traficante de armas ruso preso nos Estados Unidos em troca da libertação da estrela da WNBA Brittney Griner e Paul Whelan, ambos cidadãos norte-americanos atualmente detidos pelo governo russo. 

Blinken acrescentou que os EUA apresentaram uma “proposta substancial” para a libertação de Griner e Whelan, que foram classificados como “detidos injustamente” pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. 

Leia mais: Caso Brittney Griner une Republicanos e Democratas

Apoio de Joe Biden

Blinken continuou que “em termos do presidente, ele aprova qualquer proposta que façamos, ainda mais quando se trata de norte-americanos que estão sendo detidos arbitrariamente no exterior”. 

Fontes não reveladas próximas ao assunto disseram à CNN que o apoio do presidente à troca de prisioneiros superou a oposição do Departamento de Justiça, que geralmente se opõe a esses acordos como algo natural.

Veja também: Brittney Griner tem prescrição médica para cannabis, afirma advogado da atleta

O senhor combinou com os russos?  

O governo russo foi rápido em apontar que a proposta dos EUA ainda não foi aceita. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse na quinta-feira que “até agora, não há acordo sobre essa questão”. 

Blinken disse que planeja discutir o assunto com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, durante um telefonema nesta semana, acrescentando que “a minha esperança é que, ao falar com o ministro das Relações Exteriores Lavrov, eu possa avançar nos esforços para trazê-la para casa”.  

“Em minha mente, há utilidade em transmitir mensagens claras e diretas aos russos sobre as principais prioridades para nós”, disse Blinken. “E, como mencionei, isso inclui garantir o retorno de Brittney Griner e Paul Whelan”. 

Até agora…

O que dá para concluir das tratativas é que existe a possibilidade de Griner voltar aos Estados Unidos, mas calma. O governo russo não gostou de saber que essa possível troca tenha sido divulgada. Para eles, um processo delicado como esse precisa ser tratado de forma discreta entre as partes.

Será preciso acompanhar os próximos capítulos dessa novela diplomática, aguardemos.  

Saiba mais: Brittney Griner se declara culpada em segunda audiência na Rússia

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas