Nesta quarta-feira (17) a associação Abrace Esperança, com sede na Paraíba, anunciou uma campanha nova, chamada #Abracenãopodeparar. O objetivo é arrecadar R$300 mil reais para conseguir atender até 30 mil pacientes.
A entidade tem o direito de cultivo desde 2017, quando conseguiu uma decisão favorável na justiça. No entanto, sem uma lei específica para o plantio de cannabis, a entidade não seguia nenhuma legislação.
Dois anos depois, uma resolução foi criada para regulamentar a produção por empresas. A nova RDC 327/19 garantiu não só a fabricação de remédios, mas também de produtos à base da planta.
Contudo, no comecinho de março de março deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), paralisou as atividades da entidade, alegando que ela não estava enquadrada na RDC 327.
Mesmo sem nenhuma cláusula voltada às associações, a Abrace foi impedida de plantar e vender o óleo. O pedido de suspensão dos direitos da entidade foi impetrado pela Anvisa no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).
No final da história, depois de uma visita técnica na mesma semana, o desembargador federal Cid Marconi do TRF5 deu um prazo de quatro meses para a Abrace se enquadrar às normas.
Diante deste cenário, todos tiveram que se mobilizar para agilizar a contratação de mão de obra, ampliação do laboratório, e compras urgentes. “Só dois containers foram 110 mil”, ressaltou Cassiano Teixeira, presidente da entidade.
Segundo Cassiano, a campanha foi ideia dos próprios associados e pessoas dispostas a ajudar, que ainda têm receio de a entidade perder o direito.
O dinheiro arrecadado será usado para adequar o atual laboratório segundo as exigências impostas pelo TRF.
Contudo, com a “reforma”, a entidade terá a capacidade de ajudar até 30 mil associados, o dobro de pacientes atendidos hoje.
Apesar da correria agora, a entidade ainda espera ter capacidade de atender até 100 mil pessoas no futuro.
O projeto é um novo laboratório de 4 mil metros quadrados, que junto com os equipamentos, tem a previsão de custar R$5 milhões.
Link da campanha: https://benfeitoria.com/abracenaopodeparar
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Cidade catarinense aprova cannabis no SUS
Ministro propõe ‘mais rigor’ ao autorizar cultivo de cannabis
Califórnia aprova ‘proibição de emergência’ do THC
Anvisa atualiza formulário de importação de cannabis
A decisão do STJ que pode legalizar a propaganda de cannabis
Governo participa de mais uma reunião sobre o cultivo de cânhamo
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso