Bia Lula, neta do presidente, faz campanha por canabidiol no SUS

Bia Lula, neta do presidente, faz campanha por canabidiol no SUS

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Hoje com 28 anos, a jovem usa o canabidiol para tratar quadro de epilepsia desde os 11, e é associada da AbraRio

Foto: Reprodução

A luta canábica tem uma nova aliada. Trata-se de Bia Lula, comunicadora, estudante de gestão pública e neta do presidente Lula. Em entrevista para a revista Veja, divulgada na última sexta (2), Bia revelou que atua para a democratização do acesso ao canabidiol através do SUS.

“O canabidiol me dá qualidade de vida. Defendemos que seja incluído na lista de medicamentos disponibilizados pelo SUS. Por essa razão, resolvi quebrar o tabu, falar sobre isso e ajudar as pessoas. A intenção é levar esta questão à ministra da saúde, Nísia Trindade”, respondeu.

Hoje ministra, Nísia Trindade é ex-presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e já demonstrou publicamente interesse pela pauta. Em uma entrevista para a Globonews, em janeiro, Nísia alegou que os preconceitos devem ser quebrados através das evidências científicas.

Leia também: Ministra da Saúde defende cannabis medicinal na TV

Quanto a Bia Lula, sua relação com a cannabis não é tão nova assim. Isso porque a jovem tem diagnóstico de epilepsia desde os 11 anos, e além disso é associada da AbraRio (Associação Brasileira de Acesso a Cannabis Medicinal do Rio de Janeiro).

“É preciso conscientizar as pessoas sobre os benefícios do medicamento. Eu mesma sou usuária, tenho epilepsia. O canabidiol ajuda no tratamento de autistas, de pessoas com Parkinson, Alzheimer e outras doenças”, explica.

A neta do presidente também diz exercer influência sobre o tema diante de seu avô. 

“Eu já comecei, entre aspas, a ‘cutucá-lo’ para expandirmos esse assunto para todo o país. Mas não temos nem seis meses de governo. A gente encontrou o país com muitos problemas. Vamos conseguir nacionalizar o tratamento através do SUS, mas tenho consciência de que é uma luta a longo prazo.”

Consulte um médico 

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta com um médico prescritor, passando pelo processo de importação do produto até o acompanhamento do tratamento. Clique aqui.

 

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas