A agência alega que a Resolução do Conselho Federal de Biomedicina tem referências antigas demais para serem consideradas
Conselho de Biomedicina baseia-se em livro de Acupuntura para justificar prescrição de cannabis. Foto: Freepik
No fim de junho, o CFBM (Conselho Federal de Biomedicina) divulgou a Resolução Nº 365, que permite aos biomédicos prescrever produtos à base de cannabis.
O documento registra que os profissionais habilitados em Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura podem prescrever fitoterápicos isentos de orientação e prescrição médica, considerando assim o canabidiol como fitoterápico de grande potencial analgésico.
Além disso, também chama atenção no documento a citação de um livro descrito como “lendário”, datado de 210 d.C, chamado de Shennong Bem Jing ou “Livro do Imperador Vermelho”, que orienta os conhecimentos da prática da Acupuntura.
Apesar da resolução do CFBM, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) endereçou um ofício às autoridades do Conselho, recomendando que se tome providências acerca desta autorização, conforme apurado pelo O Globo.
Segundo a agência, o uso da cannabis e seus derivados tem propósitos médicos limitados, e que a prescrição só pode ser feita por médicos e odontólogos. Também aponta que o canabidiol tem “diferenças substanciais” em comparação a um fitoterápico.
Quanto à citação ao livro “lendário” de Medicina Tradicional Chinesa, a agência alegou que “a descrição de uma planta medicinal em uma referência antiga não comprova a segurança e eficácia os produtos dela derivados”.
No Brasil, a cannabis pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Lucas Panoni
Jornalista e produtor de conteúdo na Cannalize. Entusiasta da cultura canábica, artes gráficas, política e meio ambiente. Apaixonado por aprender.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
THC para animais: especialistas divergem no uso veterinário
Sem cannabis para o uso domiciliar? Entenda a decisão do STJ
Meta não liberou buscas por “cannabis” no Brasil
Comissão da Câmara aprova PL sobre CBD para pessoas com deficiência
Manifesto arrecada assinaturas para lei de cannabis no Ceará
Pirula sai da UTI e apresenta melhora após AVC
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso