Na próxima semana o Projeto de Lei 399/15 pode ser votado pelos 513 deputados do Plenário da Câmara.
A proposta foi aprovada em junho em uma comissão especial e poderia seguir direto para o Senado. Contudo, segundo informações da Folha de S. Paulo, os representantes da comissão fizeram um acordo com o presidente da casa, Arthur Lira.
O projeto de lei para votação e em paralelo também outra proposta, o PL 3262/2019. Ele visa o homeschooling, que descriminaliza o estudo domiciliar.
Embora diferentes, este foi um caminho para dar andamento ao Projeto de Lei de cannabis.
Trata-se de uma proposta para regular o uso medicinal e industrial da cannabis no Brasil. O projeto que exclui o uso recreativo, tem causado polêmica principalmente porque inclui o cultivo em solo nacional.
Ele busca facilitar e baratear o acesso à cannabis medicinal e a insumos feitos com o cânhamo, subespécie da planta bastante usada na fabricação de cordas, tecidos e até biocombustíveis.
A comissão especial ficou dividida entre apoiadores e contrários, onde a votação ficou empatada com 17 votos para cada lado. Coube ao relator da proposta, Luciano Ducci (PSB-PR), dar o voto final que foi o responsável pela continuidade da pauta.
A decisão da votação pelo Plenário não agradou a todos, muitos ainda preferem que o PL siga direto para o Senado. Contudo, já era esperada uma certa resistência.
Na mesma sessão da aprovação, os deputados que se opõem ao projeto, como o deputado Osmar Terra (PMDB-RS) e o deputado Diego Garcia (Podemos-PR) já deixaram claro que irão recorrer.
No mesmo mês, o deputado federal Diego Garcia apresentou um recurso à Presidência do plenário contra o projeto de lei. O recurso, que precisava de apenas 52 assinaturas, foi preenchido por 129 deputados federais que são contra a proposta.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Cidade catarinense aprova cannabis no SUS
Ministro propõe ‘mais rigor’ ao autorizar cultivo de cannabis
Califórnia aprova ‘proibição de emergência’ do THC
Anvisa atualiza formulário de importação de cannabis
A decisão do STJ que pode legalizar a propaganda de cannabis
Governo participa de mais uma reunião sobre o cultivo de cânhamo
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso