Associação canábica é reconhecida como entidade de utilidade pública 

Associação canábica é reconhecida como entidade de utilidade pública 

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Essa é a primeira vez que uma associação canábica é reconhecida. O título poderá trazer  benefícios e possíveis convênios com a prefeitura

Associação canábica é reconhecida como entidade de utilidade pública 
Foto: Câmara Municipal de Franca/Reprodução

Na semana passada a associação canábica Flor da Vida foi declarada uma entidade de utilidade pública pelo município de Franca, em São Paulo. Essa é a primeira vez que uma instituição de cannabis recebe o título.

A proposta foi feita pelo vereador Marcelo Tidy (União), que levou para votação no último dia nove. A decisão favorável foi unânime.

Agora, a Flor da Vida, que fornece o óleo para cerca de 1.700 famílias, é reconhecida oficialmente pelo município como uma instituição à serviço da população. 

A decisão abre caminhos para expandir os atendimentos, além de alguns benefícios como isenções, e a também a possibilidade de firmar convênios com a prefeitura. Segundo o presidente da associação, Enor Machado, essa é uma oportunidade de aproximar a população e o poder público.

Muito além do óleo de cannabis

O presidente da entidade ressaltou que um dos motivos que levou ao título foi a assistência às famílias de uma forma abrangente e não apenas pelo fornecimento do óleo. Como por exemplo, a clínica de terapia criada pela associação.

“80% dos autistas não falam, mas para que eles se desenvolvam, é preciso fazer terapia. Eles precisam treinar a coordenação motora, passar por terapia ocupacional, mas a maioria das crianças não têm acesso”, acrescenta.

A Flor da Vida também firmou um acordo com o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), que fornece cursos de capacitação, como o manejo do cultivo orgânico, além dos próprios alimentos para as famílias mais carentes.

Após a arrecadação de alimentos no 4º Festival do MST, que aconteceu em São Paulo nos últimos dias, a organização doou quatro toneladas de frutas e verduras orgânicas para a associação.  

Mais reconhecimento, por favor

Machado comenta que o título de utilidade pública não será apenas municipal. Atualmente há cinco deputados estaduais que também articulam uma proposta para que a associação receba o reconhecimento por todo o estado. 

Mesmo enquanto isso não acontece, a Flor da Vida continua sendo a única a receber o título. 

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas