• 26 de junho de 2022

Assembleia da Paraíba aprova projeto para incentivar estudos com a cannabis

 Assembleia da Paraíba aprova projeto para incentivar estudos com a cannabis

Reprodução – Assembleia legislativa da Paraíba

Além dos estudos, a proposta também busca orientar pacientes que precisam do tratamento. Agora, ela segue para o governo do estado para um possível veto ou aprovação.

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nesta terça-feira (20) o Projeto de Lei 1920/2020, que visa incentivar as pesquisas com cannabis para o uso medicinal previamente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A proposta da deputada Estela Bezerra (PSB) visa não só a promoção de estudos com a planta no estado, como também a difusão de informações sobre tratamentos à base de cannabis para pacientes.

Reprodução – Assembleia legislativa da Paraíba

Objetivo do projeto

O objetivo é dar apoio e suporte técnico para famílias que não conhecem a planta e não sabem como começar um tratamento e até para associações canábicas.

A matéria foi aprovada durante uma sessão na terça, quepor causa da pandemia, foi realizada por videoconferência. A pauta foi aprovada junto com mais 184 propostas.

Segundo a Assembleia legislativa da Paraíba, a justificativa da deputada é que o objetivo principal da PL é proteger, preservar e ampliar a saúde pública da população por meio de pesquisas que contribuam para minimizar possíveis riscos e danos associados a tratamentos com a cannabis.

Status da PL

A PL já havia sido aprovada pela Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da assembleia no dia 5 deste mês antes de seguir para o plenário, o que pode ter sido um facilitador.

O Projeto de Lei segue agora para sanção ou veto do governo do estado.

Outros estados

 No mês passado, a câmara legislativa da Brasília também aprovou uma proposta com os mesmos objetivos.

Ambos foram inspirados em um Projeto de Lei proposto no Rio de Janeiro no ano passado. A PL do deputado Carlos Minc (PSB) foi aprovada com 41 votos em junho e permitiu estudos com a planta e suporte a famílias que precisam da cannabis no estado.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias