Na última terça-feira (23) a Câmara Municipal de Araraquara, cidade de São Paulo, aprovou algumas emendas orçamentárias para o próximo ano. Entre elas, a criação do Programa de Política Municipal de Uso de Cannabis para Fins Medicinais.
O projeto da vereadora Fabi Virgílio (PT) visa a distribuição gratuita de medicamentos prescritos à base da planta, que contenham extratos de Canabidiol (CBD) e tetraidrocanabinol (THC) isolados ou não.
Com o valor total de R$100 mil, o programa vai disponibilizar os medicamentos nas unidades públicas de saúde ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A vereadora também pretende criar uma Frente Parlamentar para debater sobre a cannabis medicinal nos próximos meses.
“A frente terá a função de estudar e desconstruir mitos e olhar a cannabis como um medicamento que dá um salto na qualidade de vida de pessoas com doenças diversas. Não podemos continuar expondo pessoas a dores ou crises convulsivas apenas por preconceito” afirmou a vereadora ao portal O Imparcial.
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), também criou uma frente parlamentar para falar sobre a cannabis. Com 12 deputados, o movimento desenrola um experimento e um projeto de lei para a distribuição da cannabis no estado.
Segundo informações do jornal O Globo, o grupo visa uma licença para testar novos projetos que ainda não têm previsão legal, como o cultivo para fins comerciais
Já o Projeto de Lei 118/2019 para a distribuição gratuita, foi aprovado em caráter de urgência na última semana (24), o que pode acelerar a sanção do prefeito.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Deputada denuncia descumprimento de lei sobre cannabis no ES
Empresa canábica representará o Brasil em feira mundial
Maioria dos brasileiros usam cannabis para dores crônicas
Painéis sobre o Sistema Endocanabinoide abrirão o CNABIS 2024
Paraná irá fornecer remédio de cannabis para esclerose múltipla
Justiça prepara mutirão para revisar prisões por maconha
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso